domingo, 1 de maio de 2011

Ver um filho na uti muda algo na vida?

Tive o privilégio de nascer numa família com valores cristãos e aprendi a valorizar SER em vez de TER, PESSOAS em vez de COISAS. Aprendi a amar e respeitar o próximo, a ser honesta e solidária, a não cultivar ódio e mágoa. Mesmo assim, somos humanos e imperfeitos e a vida muitas vezes apresenta situações que nos fazem esquecer princípios antigos e nos contaminamos com o lixo do mundo. Deixamos que o veneno do ressentimento nos invada, que o desejo de vingança nos domine, que a vontade de fazer justiça com as próprias mãos ocupe nosso pensamento. Isso faz um mal enorme e cega o entendimento. A raiva, a tristeza, o sentimento de ser injustiçado, traído, apunhalado por alguém em quem tanto confiávamos pode nos destruir completamente. Só Deus pode lavar, apagar o que é ruim e zerar o contador de  ofensas. Muitas vezes Ele permite um grande susto para nos dar uma 'chacoalhada', um grito de alerta: - Ei, presta atenção! Acorda menina! A vida não para porque seu coração está em pedaços. A vida continua. Esqueça as mágoas, as ofensas, as injustiças e ingratidões. Mais do que isso sofreu Jesus em seu lugar.
No meu caso a sacudida começou ao receber uma ligação dizendo que meu caçula sofrera um atropelamento. Impossível descrever o que senti, o que pensei. Gritei pelo meu marido e ele acordou desesperado, gritando mais ainda. Saímos em disparada rumo ao local do acidente, bem perto de casa. Chegando lá, vimos muita gente rodeando nosso filho deitado, imóvel no asfalto, todo arranhado, banhado em sangue. O outro filho, ao lado, chorando copiosamente. Os coleguinhas chorando e muitos desconhecidos. Recebi palavras de conforto, confortei o irmão, ajoelhei ao lado dele pedindo que falasse comigo, que abrisse os olhos, mas nada aconteceu. Enquanto aguardava o socorro, peguei o carro e 'voei' pra casa, pois saíra de vestido de casa, chinelo e touca no cabelo. Tomei um banho a jato, liguei para uma de minhas 6 irmãs, peguei roupa e documentos dele e voltei ao local, já encontrando o Samu.
Resultado da inconsequência de um carroceiro: meu filho de 16 anos, terminando ensino médio, treinando para ser jogador de futebol, seu grande sonho, com traumatismo craniano, perdendo muito sangue pelo ouvido esquerdo. Edema cerebral, vários pontos de fratura no cérebro, corpo todo arranhado, seis dias na uti e com a graça de Deus, no sétimo veio para o quarto. Ainda sem previsão de alta, mas com um bom prognóstico. Corta o coração o olhar parado e ele não se lembrar de nós. Às vezes diz que sou 'mainha', outras diz que não sabe. Ontem perguntaram meu nome: ele pensou, e disse 'é Bebete, alguma coisa assim'. O pai e o irmão se desmancharam em lágrimas quando ele disse que não sabia quem eram. Não está sendo fácil, mas o que é fácil nessa vida? Não há vitória sem luta e todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Quando decidi liberar perdão aos que, de alguma forma, me feriram, magoaram, meu filho começou a melhorar. À noite falei com Deus que a partir daquela hora eu deixava ir os que estavam acorrentados a mim pela mágoa, pela falta de perdão. Prometi que abria mão de qualquer desejo de justiça ou vingança pelas próprias mãos. A alma ferida, coração quebrado, Jesus consertou. Quando amanheceu e voltei ao hospital, meu filho começou a falar, perguntou quando voltava para casa e para a igreja. Parece que ao tirar o peso, do sentimento ruim, dos meus ombros, sobrou espaço para receber coisas boas. Vendo meu filho inerte num leito frio e impessoal de uma uti, amarrado, ferido, correndo risco, dependendo totalmente dos outros e de medicações, mais uma vez tive certeza de que não vale a pena perder tempo com sentimentos e pensamentos maus. Confirmei que o que vale na vida é o amor, a amizade, a paz, a saúde. A vida do meu filho vale muito mais do que qualquer coisa nessa vida. Se eu pudesse, trocaria de lugar com ele. Se eu pudesse, tiraria toda dor e sofrimento do seu caminho. Mas não posso. Posso estar ao lado dele para ajudar a passar pelas provações e isso farei enquanto Deus me der vida e forças. Tudo cai por terra diante de um filho entre a vida e a morte. O que parecia ser enorme torna-se microscópico. Não espere passar por isso para mudar. Quebre a arrogância, não seja implacável com ninguém porque todos somos pó e a ele voltaremos. Quem estiver sem pecado que atire a primeira pedra. Julgue como gostaria de ser julgado. Veja do outro lado um ser humano igual a você e pense que naquela posição poderia estar um filho seu ou algum familiar que você ame. Faça um exame de consciência. Você não é perfeito nem dono da verdade. Ninguém está acima do bem e do mal e nem erra sozinho. Toda moeda tem duas faces. Sempre dê outra chance. Sempre escute as duas partes. Evite julgar sem conhecer. Dê o benefício da dúvida. Perdoe! Estenda a mão a quem lhe pedir ajuda, não volte as costas a ninguém porque ninguém sabe o dia de amanhã. O mundo dá muitas voltas. A roda gigante gira e quem está embaixo sobe, quem está em cima desce...
Ver um filho na uti muda tudo na vida!!!

Nenhum comentário: