domingo, 29 de maio de 2011

Gratidão


Você já parou para pensar sobre a importância da gratidão em nossas vidas? Você sabia que pessoas que sentem gratidão são  mais saudáveis? Vamos entender porque isso ocorre. Podemos partir do principio do oposto da gratidão, que é: INSATISFAÇÃO, RECLAMAÇÃO, FALTA DE RECONHECIMENTO, RESSENTIMENTO...

Pois é, Deus nos deu vida, nos deu saúde, nos deu cada novo amanhecer como oportunidades de recomeçar ou de seguir, e nos deu também o livre arbítrio! Ai você me pergunta o que o livre arbítrio tem a ver com isso... ABSOLUTAMENTE TUDO!

Se Deus nos deu escolhas é porque podemos direcionar o que queremos pensar, sentir e fazer. Se você escolhe reclamar, se lamentar, ao invés de aproveitar a oportunidade que Deus te deu de focar em soluções ao invés de problemas, de recomeçar ao invés de chorar porque não deu certo, está fazendo uso do seu livre arbítrio de direcionar sua vida para onde quer...

Para que o corpo esteja com saúde, é preciso que a mente esteja alegre e em harmonia. Se a mente estiver irritada ou aborrecida, esse estado aparecerá inevitavelmente no corpo e poderá ficar doente. Seja como for, devemos agradecer ao fato de termos saúde. Mesmo que alguma parte do corpo esteja ruim, a maior parte está boa; então devemos agradecer as partes boas.

As pessoas que guardam rancor ou ódio contra os outros também adoecem mais facilmente, sendo as doenças, nesses casos, geralmente mais graves.Quem acaba se prejudicando mais com esses sentimentos somos nós próprios. O sentimento de gratidão traz esperança à nossa vida. A esperança dá-nos força para viver. Dá-nos a energia que torna nosso corpo saudável e estabelece a harmonia no ambiente em que vivemos. Se a mente humana perder a alegria, nada lhe correrá bem. A mente sombria atrai um destino triste. Todos podem ser felizes.
A palavra tem realmente uma força poderosa. Tudo que for dito passa a acontecer de verdade. Aquele que vive lamuriando “Eu sou infeliz” acaba se tornando cada vez mais infeliz. Aquele que fica se lamentando da doença custa a sarar, e pode até piorar. Tudo depende da nossa atitude mental. Quando estamos revoltados, tudo nos parece errado, irritamo-nos com qualquer coisa, mesmo insignificante.

Quando, porém, olhamos todas as coisas com a mente alegre e sentimento de gratidão, acontecem somente coisas boas, uma após outra, e finalmente nos tornamos realmente felizes. Nós podemos nos tornar felizes agora mesmo, pois a felicidade é um estado que criamos com a nossa própria mente, e não com algo vindo de fora.

Se quiser atrair a felicidade, primeiramente precisa gostar de si mesmo. Certas pessoas atraem a felicidade, outras lutam, lutam, lutam , e nunca conseguem felicidade. Se queremos felicidade, temos que possuir gratidão, ai ficamos atraentes e a felicidade simpatiza com a gente, então, ela vem e fica. Ela gosta do sorriso. Agradecer sempre é conseguir a felicidade, pois então agradeça tudo: o banho, a roupa, a comida, a cama, o sono, o trabalho, o dinheiro, as amizades, a família, tudo, a vida.

A Seicho No Ie possui uma filosofia muito bonita que nos ensina a agradecer a tudo, inclusive às coisas ruins. Porque até elas tem seu lado positivo, afinal, na pior das hipóteses, servirão de aprendizado (aos que estiverem abertos para aprender a lição) e nos tornarão ainda mais fortes! Eles ensinam que, se você quer algo, tem que começar a agradecer a partir de agora por já ter conseguido, na certeza de que já é seu... assim você estará emandando uma energia correspondente com o que você quer, trazendo seu "objeto de desejo" até você.

 Existe um texto de Chaplin que fala justamente sobre isso:

              TUDO DEPENDE SÓ DE MIM

"Hoje levantei-me cedo pensando no que tenho que fazer antes que o relógio marque meia-noite...
É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.
Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição.
Posso ficar triste por não ter dinheiro ou sentir-me enconrajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.
Posso reclamar sobre minha saúde ou dar Graças à Deus por estar vivo.
Posso queixar-me dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido.
Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho.
Posso sentir tédio com as tarefas de casa ou agradecer a Deus por ter um teto para morar.
Posso lamentar decepções com amigos ou entusiasmar-me com a possibilidade de fazer novas amizades.
Se as coisas não sairam como planejei, posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.
O dia está a minha frente, esperando para ser o que eu quizer.
E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.
TUDO DEPENDE SÓ DE MIM!"
                (Charles Chaplin)

E agora, vai continuar direcionando sua atenção à tudo aquilo que você não gosta ou será que, se o trânsito está infernal e um engraçadinho ainda te deu uma cortada, é melhor você ligar o som e curtir a sua? Dê uma de louco, imagine que você está indo para um lugar bem agradável e que, assim que chegar lá, vai ser só paz e que terá todo o tempo do mundo para ficar lá apreciando! Engane sua mente e curta cada momento, por mínimo que for... respire, olhe à sua volta e foque na natureza, nas coisas que te agradam. Sempre há coisas boas ao nosso redor a todo momento, nós só precisamos aprender a enxergá-las!!!

Deus nos deu tudo isso de presente, não jogue fora essa oportunidade!!!

Nenhum comentário: