domingo, 29 de maio de 2011

Ingratidão é teu nome

Ingratidão





"A ingratidão é sempre uma forma de fraqueza. Nunca vi homens hábeis serem ingratos." (Goethe)

Mas hoje em dia é o que mais encontramos ao nosso redor, pessoas ingratas, aquelas pelas quais fazemos o 
Máximo que podemos, seja por amor, amizade, companheirismo o que for, e o que recebemos de volta: más palavras, quebra de promessas, dentre outras mil coisas.
O pior é que essas pessoas acabam sendo aquelas “importantes” para nós, e não conseguem perceber o quanto fazemos por elas, e no fim só se afundam porque a vida ensina da pior forma.





O Gênero Humano: A ingratidão, o conformismo e a generosidade.

Era uma vez três homens, um ingrato, um conformado e um generoso, que foram visitados por um Gênioda Lâmpada. Espantados, diante do gênio, os três perguntaram:

- Gênio, que bons ventos o trouxeram aqui?.

Rosas! - disse o gênio. E, abrindo seu manto mágico, dele retirou três lindos buquês de rosas e os ofereceu aos visitados, entregando um buquê para cada.

Antes de partir, olhou fixamente os tres homens e, percebendo um desapontamento por conta da simplicidade de sua oferta, jutificou-se:

- Rosas... porque elas são jóias de Deus e deixam a vida mais rica e bela!

Os homens se entreolharam surpresos e, após se despedirem, cada um seguiu seu destino, dando finalidades diferentes ao presente recebido.

O ingrato, maldizendo sua falta de sorte por haver encontrado um gênio e dele recebido flores, jogou-as nas águas de rio próximo.

O conformado, embora entristecido pela singeleza do presente, levou-as para casa e as depositou em um vaso.
O generoso, feliz pela oportunidade que recebeu das mãos do Gênio, decidiu repartir seu presente com outros. Foi visto pelo vilarejo distribuindo rosas, de porta em em porta, com um detalhe: quanto mais rosas ofertava, mais seu buquê crescia em tamanho, beleza e perfume. Ao final do dia, retornou para casa com uma carruagem repleta de rosas.

No dia seguinte, no mesmo local e instante, os três homens se reecontraram por um mero acaso e, de súbito, ressurgiu o gênio da lâmpada.

- Gênio, que desejas agora? disse um dos tres homens.

Que as vossas rosas se tranformem em jóias, - disse o Gênio - porque quem aceita com alegria um presente da vida, merece receber muitos outros.

Dessa forma, o homem generoso, ao retornar à casa, encontrou uma carruagem repleta de jóias extraordinariamente belas, tornando-se um rico comerciante.

Retornando imediatamente para seu lar, o homem conformado encontrou, pendurado sobre o jarro onde depositara as rosas, um lindo e valioso colar de pérolas. Sem mais nada a dizer, resignou-se e o deu de presente a sua esposa.

O homem ingrato dirigiu-se ao lugar onde jogara o buquê de rosas e viu, refletindo sobre as águas, um brilho intenso, próprio de jóias valiosas, que foram imediatamente carregadas pela correnteza.

Contos do Alquimista, Paulo Coelho

Nenhum comentário: