sexta-feira, 10 de abril de 2009

SER FELIZ


Ser feliz é um propósito, e isso significa ter disposição para a felicidade, mesmo quando parece que tudo está no avesso da nossa mais sincera vontade e do nosso melhor desejo.
Ser feliz é uma decisão e um compromisso assumido com a própria vida. É uma busca constante, que não nos coloca diante do que queremos alcançar, mas fortalece o nosso querer. É um exercício feito a cada instante. É determinação interior que encoraja a superar obstáculos. É tomar certeza das possibilidades de êxito frente aos problemas e, apesar deles, concretizar o que podemos fazer. É colocar pés firmes no chão e o olhar no infinito, onde cabem todos os sonhos.
Ser feliz é sonhar sem perder a noção da realidade. É olhar a realidade e ver nela chances de realização. É não se abater pelo que acontece. É manter a força e a bravura, e comemorar cada pequena alegria. É confiar na própria capacidade, ainda que os outros duvidem. É não ter dúvida de que a felicidade é, sim, possível. É acordar todos os dias com essa disposição: eu vivo para ser feliz! E, ao recostar a cabeça no travesseiro, confidenciar ao próprio coração: consegui!
Ser feliz é uma sabedoria. Vai além do conhecimento, mas se soma a esse atributo e nos torna capazes de fazer acontecer. Quando alcançamos sabedoria somos mais felizes, porque investidos de um poder grandioso: o de reconhecer a felicidade.
Precisamos de paciência para ser felizes. Ser paciente com o sofrimento, até que ele passe. Com os outros, para não ingressarmos em conflitos que só trazem incômodos. Com o trabalho, nem sempre leve e prazeroso. Conosco, para evitar cobranças demasiado fortes com desempenho, resultados e soluções. Com o mundo, nem sempre favorável aos nossos planos. Paciência é fundamental para entrarmos em sintonia com a paz, que deve habitar o cotidiano e fazer parte da rotina.
É preciso ter coragem para ser feliz. A coragem de esquecer dores, de recomeçar sempre que a vida exigir, de manter o ânimo elevado, de ter ideais e projetos, e de pegar a vida nas mãos para fazê-la melhor.
Para ser feliz precisamos de alegria. Muita gente pensa que é o contrário, que se precisa ser feliz para ter alegria. Não é assim. A alegria é uma casa onde a felicidade se hospeda e se demora ali por sentir-se bem.
Para ser feliz é preciso persistir. A persistência é uma qualidade essencial para quem tem a felicidade como meta. Se não for assim, não conseguimos permanecer nos objetivos; ao primeiro tropeço, desistimos. Persistir é ter olhos para enxergar além do momento rude que atravessamos.
Ser feliz é sinônimo de perseverança, que muitos confundem com teimosia. Teimoso é quem resiste com exagero, até quando percebe que o caminho está errado ou quando sabe que não é o melhor, mas não retrocede e não procura alternativa. Perseverar é continuar imperturbável mesmo quando a vida balança, e continuar determinado ainda que haja episódios que julgamos não merecer.
Para ser feliz é preciso ter fé, independente de como se manifesta em cada pessoa. Fé na vida, que é uma dádiva, não importa que nos digam o contrário. Fé constrói forças, alimenta a alma, nutre vontades, impulsiona a seguir adiante e ensina a parar na hora certa. Fé faz a gente saber que nunca está sozinho, e nos dá confiança, segurança, serenidade, equilíbrio. Fé dá certezas sem provas.
Então, quem tiver um firme propósito, decisão e compromisso com a felicidade, juntando sabedoria, paciência e coragem, munido de alegria, persistência e perseverança, com fé haverá de ser feliz! Ser feliz depende mais de disposição do que de condições, e não há acontecimento que, por si só, nos dê a sensação de felicidade completa. A felicidade é como uma colcha de retalhos: juntamos os pedacinhos felizes e temos um abrigo para os invernos que as nossas emoções atravessam.




Vera Pinheiro



(*) Crônica publicada no jornal A Razão (www.arazao.com.br), de Santa Maria, RS, edição de 21 e 22 de junho de 2008.

2 comentários:

HEURECA HURRA disse...

PARABÉNS, SEMPRE QUE POSSÍVEL ESTOU LENDO TEXTOS DO SEU BLOG. FELICIDADES

ED CAVALCANTE disse...

É tão complicado assim ser feliz? kkkkkkkkkkk brincadeira, olha, regras, dicas, tudo isso cai por terra. A felicidade é algo muitíssimo subjetivo. Para uns é o campo, para outros a cidade,há quem se sinta feliz sozinho, outros, acompanhado. Acho que do texto eu concordo com o propósito e a persistência.

Beijin! Feliz Páscoa, coma muitos ovos, coelhinha! rssss