quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dieta, exercícios e sono tranquilo ajudam a emagrecer

Jornal Hoje, 23/04/09 - 15h01 - Atualizado em 23/04/09 - 15h01

Alimentos e exercícios corretos, além de uma boa noite de sono podem ajudar na perda de peso, mesmo enquanto você descansa. Para isso, você precisa saber como funciona o seu metabolismo.
Nenhum tipo de alimento fica de fora do prato de Cláudia. “Se eu sentar pra comer um bolo, ele esteja quente, eu vou comer meio bolo fácil”, Cláudia Bueno, fisioterapeuta. Há anos ela pesa 56 quilos. Um exame mostra que Cláudia tem o metabolismo 20% acima do ideal para a idade e a altura dela. “Eu quero ganhar músculos. Então eu aumentei a ingestão de proteínas por indicação da minha nutricionista”, comenta. Társila se alimenta a cada três horas para acelerar o metabolismo. Foram 15 anos de briga com a balança. "A minha dor era essa porque eu comia igual ou menos que a maioria e não conseguia emagrecer?", conta Társila Lima, administradora. Pelo cálculo baseado em tabelas usadas pela maioria dos nutricionistas, o metabolismo de Tarsila seria 20% abaixo do ideal, mas novos exames mostraram que o índice é maior: 32%. O metabolismo é a quantidade de energia que a gente gasta em todas as atividades durante todo o dia. Cerca de 10% são usados para digerir os alimentos, 20% na movimentação diária e também nos exercícios físicos, os outros 70% correspondem a taxa metabólica basal. É a energia gasta para manter as funções vitais, como respirar, os batimentos do coração, dormir ou relaxar. “Quem quer aumentar o metabolismo, ou seja, gastar, mais energia em repouso a gente indica alguns alimentos. O café, por causa da cafeína, que é um estimulante, o chá verde, frutas como a laranja, o kiwi, a pimenta vermelha, o guaraná em pó, vegetais fibrosos como a mostarda, o brócolis, acelga também”, orienta Caroline Lopes, nutricionista. O gengibre também é termogênico, pode ser misturado em sucos e saladas, mas para obter resultados estes alimentos têm que ser usados com frequência. Com a mudança alimentar e exercícios, Társila já perdeu 30 quilos ainda faltam 15. “Eu sei que eu tenho um objetivo a alcançar e sei por onde passar. Então tudo meu hoje é voltado para acelerar o meu metabolismo”, afirma. Saber com precisão a capacidade de nosso organismo gastar calorias pode ajudar na dieta, como vimos na reportagem. Segundo os endocrinologistas um equipamento é capaz de medir a taxa metabólica.
JH: Doutor Geraldo como é este exame?
Geraldo Santana, endocrinologista: "O paciente precisa estar em repouso e jejum. Durante 10 minutos, a respiração através de um tubo será levada até o equipamento e pela diferença entro equipamento consumido e eliminado, o aparelho consegue deste O paciente respira por um tubo. Os dados vão para um computador calcular a quantidade de calorias que o corpo está queimando naquele momento”.
JH: Em casa o que é possível fazer para quem tem o metabolismo mais lento? Geraldo Santana: Os alimentos ricos em proteína exigem do nosso organismo um esforço muito maior para ser metabolizado, do que os alimentos ricos em carboidratos, então mudanças na alimentação e no conteúdo nutricional podem ajudar neste sentido.
JH: a atividade física também ajuda a acelerar o metabolismo de repouso? Geraldo Santana: A atividade física, principalmente a musculação e o pilates, consegue aumentar a massa muscular, que consome cerca de dez vezes mais calorias do que o tecido gorduroso.
JH: Qual a diferença para o nosso organismo entre a caminhada e a musculação? Geraldo Santana: “Ambos os exercícios gastam calorias, mas a gente sabe que a musculação, por promover um aumento da massa muscular, vai também aumentar o metabolismo de repouso durante todo o dia inclusive durante o sono”.
JH: Com que freqüência estes exercícios devem feitos?
Geraldo Santana: Com a finalidade de aumentar o metabolismo, exercícios como musculação e pilates deveriam ser feitos pelo menos três vezes por semana, com moderação mínima de 30 minutos. E o sono também influencia? Geraldo Santana: Dormir bem também é muito importante porque é durante o sono que é produzido o hormônio do crescimento, um dos responsáveis pela manutenção da massa muscular. Além disso, ele aumenta a queima da gordura abdominal.
JH: E aquelas pessoas que estão engordando e emagrecendo. Isto pode afetar o metabolismo?
Geraldo Santana: Afeta, sim, porque quando a pessoa emagrece ela sempre perde gordura e um pouco de massa muscular. E quando ela voltar a engordar, ela ganha mais gordura do que massa muscular. Quanto mais frequentes esses ciclos, mais massa muscular ela vai perder e mais lento vai ficando o seu metabolismo.

2 comentários:

Ed Cavalcante (POST SÉRIES) disse...

Bete, muda o nome do blog para "Quem Malha Emagrece"! kkkkkkkk

Bete Meira disse...

Ridíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiculo!!!!Kkkkkkkkkkkkkk... vira a noite abusando,né?????????Coruja!