sábado, 23 de abril de 2011

O ABC da língua maldita

 O ABC da língua maldita
Escrita em 28/04/08 às 17:28 por Marcos Alberto
A vez do Internauta Por Marcos Alberto

A língua é dos órgãos mais moles do corpo humano. Mas é dura no falar.

As pancadas da língua doem mais do que as cacetadas de um policial militar, estas deixam hematomas, mas a língua aleija. muita gente aleijada hoje por causa da língua maldita, talvez você seja esta pessoa. mais pessoas deformadas com veneno da língua do que com picadas de cobras. Quantas famílias têm sido destruídas, pela peçonha do cuspe? Quantos casamentos falidos e relacionamentos desfeitos com o chuvisco da saliva. A saliva de uma boca maldita é como um ácido que sai destruindo o que encontra pela frente. A língua maldita causa feridas na alma, a língua frouxa deixa ouvintes em aperto, a língua tagarela deixa pessoas envergonhadas, a língua maldita faz rolar cabeças como navalhas afiadas, a língua maldita lança palavras que não voltam. Quem já sofreu por causa de uma língua ferina? Quem já fez outros sofrerem por sua língua?

De fato, um órgão tão pequeno é capaz de causar estragos tão grandes, nada é tão escorregadia como a língua. Uma boca escancarada e uma língua lisa são elementos propícios para disseminar uma fraude. Muitas pessoas têm caído por darem crédito às mensagens enganosas, outros afundam por que sua língua é areia movediça, está cheia de lodo por isso eles escorregam no falar. Os estragos da língua maldita são tão devastadores quanto uma bomba detonada entre uma multidão, os efeitos de destruição são instantâneos.

"A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto"(Pv 18:21). Uma pessoa pode ter dentes postiços, mas sua língua sempre verdadeira. Quem fala a verdade não precisa estar se lembrando do que disse: A língua mentirosa precisa adaptar novos detalhes, pois o desgaste da memória em face do seu malabarismo acaba por torná-la mais incoerente. Vejamos o ABC da língua maldita:

AFRONTA: A língua ultraja e fere, ofender as pessoas é uma das principais atividades de uma língua maligna. sempre um prazer mórbido em manchar a personalidade e uma volúpia em ferir o caráter. Afrontar é um prato feito para uma língua infernizada.

O veludo da língua não consegue esconder seus espinhos. (Pv 24:2; 21:6; 18:7) "Porque o seu coração medita a violência; e os seus lábios falam maliciosamente".

"Ajuntar tesouros com língua falsa é uma vaidade fugitiva; aqueles que os buscam, buscam a morte".

"A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma".

BOATOS: Toda pessoa que conta boatos sofre de uma inflamação na língua, a doença da língua solta sempre reflete um caráter maldoso. Costuma-se dizer: "Onde fumaça, fogo". Mas fumaça em certos casos, é apenas o bafo quente de uma boca suja num inverno moral.

Spurgeon dizia: "Não creia em metade do que você ouve; não repita metade do que crê; quando ouvir uma notícia negativa, divida-a por dois, depois por quatro, e não diga nada a ninguém do restante dela. (Pv 12:18-19) " tagarelas cujas palavras ferem como espada; porém a língua dos sábios traz saúde. O lábio veraz permanece para sempre; mas a língua mentirosa dura só um momento".

CALÚNIA: A língua maldita é especialista em calúnia.

Define-se calúnia: como algo que entra por um ouvido podre e sai como vômito por uma boca fétida. A calúnia é como lesma, deixa sempre o visco onde passa. O caluniador é o parente mais próximo do demônio e o mais interessante com esta "família" é que, tanto os que divulgam como os que escutam, se equivalem. (Pv 18:20) "O homem se fartará do fruto da sua boca; dos renovos dos seus lábios se fartará".

Sabemos perfeitamente se uma pessoa é do maligno pelo conteúdo de sua linguagem. A conversa é um dos melhores instrumentos de diagnósticos. (Mt 12:34) "Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? Pois do que em abundância no coração, disso fala a boca". Não pode ser puro o coração de alguém cuja língua não é limpa.

A língua verdadeira é um grande patrimônio. (Fp 4:8) "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude, e se algum louvor, nisso pensai".

Tenha cuidado com seus pensamentos secretos, eles podem explodir em palavras a qualquer momento. O descuido com os pensamentos é tão perigoso, como manuseio acidental de explosivos. A primeira tarefa de quem fala é cuidar de seus pensamentos. (Rm 12:2)

"E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimente qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus". Quem nasceu de novo, tem uma língua nova, pois a Graça transforma. Deixe Jesus mudar sua mente, seu coração, e com certeza suas palavras serão mudadas.

Conta-se que, um dia, um amigo foi procurar Sócrates, o célebre filósofo grego, desejando contar-lhe alguma coisa sobre a vida de Andréas, amigo comum. O filósofo indagou do seu interlocutor, se ele tinha submetido o assunto às três peneiras. Perplexo, o amigo quer saber quais são as três peneiras, e Sócrates especifica:

Primeira peneira: A coisa que vais me contar é verdadeira? Creio que sim, pois me foi contada por alguém de confiança. – Alguém te disse.

Vejamos a Segunda peneira: A coisa que tu pretendes me contar é boa? – Não, exatamente... Respondeu o amigo, hesitante. – Isso começa a me esclarecer.

Verifiquemos a Terceira peneira: que é a prova final: O que tu tinhas intenção de contar-me é de utilidade tanto para mim como para o nosso amigo Andréas e para ti mesmos? – Não, não, não. – Então caro amigo – disse-lhe Sócrates – a coisa que tu pretendias contar-me não é certamente verdadeira, nem boa, nem útil. Assim sendo, não tenho intenção de conhecê-la, e aconselho-te a não procurar veiculá-la.

Ao único Deus sábio seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.

http://www.lideranca.org/cgi-bin/index.cgi?action=printtopic&id=7329&curcatname=A%20vez%20do%20Internauta&img=internauta

Nenhum comentário: