sábado, 15 de novembro de 2008

Milhares de registros de MPB chegam à rede



FOLHA DE PERNAMBUCO

Rio de Janeiro (Folhapress)
- Com o propósito de preservar -mesmo que a princípio só para ele e os amigos chegados - um pouco da história cultural do Brasil, o compositor, escritor, produtor, diretor de espetáculos e pesquisador Hermínio Bello de Carvalho guardou em armários e gavetas um acervo de preciosidades que, agora, para espanto do próprio colecionador, estará disponível na internet.
O site
www.acervohbc.com.br. entra na rede hoje à noite, trazendo mais de 10 mil itens armazenados por Hermínio ao longo das seis últimas décadas. Com recursos do Programa Petrobras Cultural, o arquivo particular do múltiplo artista foi organizado, catalogado e digitalizado.
Hermínio, de 73 anos, conta que, para poder consultar seu próprio acervo, terá que se adestrar na internet, ferramenta que afirma não dominar com precisão. “Estou aprendendo com eles [os produtores do site]. Estão sendo colocadas em circulação coisas que eu, sinceramente, já não pensava que pudessem ser mostradas’’, diz Hermínio.
Uma das jóias do acervo é a reprodução, no original datilografado, da letra de Hermínio para uma melodia de Tom Jobim (1927-1994). Composta na casa em que o maestro morava em agosto de 1964, ambos estimulados por muito uísque, como lembra o letrista, a canção é absolutamente desconhecida. Não foi gravada e Hermínio não memorizou a melodia, não localizada até hoje nos arquivos de Tom.
O site é dividido em itens de áudio, iconografia e texto. As gravações trazem registros caseiros de música e conversa, interpretações inéditas, shows e concertos que nunca viraram disco. São centenas de canções, com intérpretes de primeira linha, muitos já mortos -Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim, Donga, Dalva de Oliveira, Aracy de Almeida, João Nogueira. Entre os vivos, Paulinho da Viola, Elton Medeiros e João Bosco.
As fotografias servem como referência ao trajeto de Hermínio na cultura nacional. E a área de texto divide-se em quatro: poesia, com trabalhos de Hermínio publicados em livros, inéditos e manuscritos originais; cancioneiro, com parte da obra musical em parceria com compositores como Cartola, Pixinguinha, Nelson Cavaquinho, Paulinho, Elton, Sueli Costa, Ivone Lara, Martinho da Vila, Roberto Frejat, Ismael Silva e Ataulfo Alves; crônicas, ensaios e material jornalístico editados e inéditos escritos nos últimos 50 anos; e correspondência trocada com personagens como Drummond, Oscar Niemeyer, Isaurinha Garcia e Carlos Cachaça.


11/12/2008

Um comentário:

ED CAVALCANTE disse...

É a modernidade. As raridades agora batem à nossa porta. Isso também valoriza o trabalho "formiguinha" (eu sei bem o que é isso) do colecionador. Ganha o artista, ganha a obra e todos nós!