domingo, 30 de novembro de 2008

MACHADO DE ASSIS GANHA DUAS MINISSÉRIES


A Rede Globo e a Rede Record farão especiais de fim de ano em homenagem ao centenário da morte do escritor maior do Brasil, Machado de Assis. Na Globo, irá ao ar no dia 9 de dezembro o primeiro episódio da minissérie “Capitu”. É mais um trabalho do projeto “Quadrante” que homenageou Ariano Suassuna com “A Pedra do Reino. Nessa nova produção, o ator Michel Melamed interpretará Bentinho e a atriz Maria Fernanda Cândido será Capitu. A minissérie será dividida em duas fases:

*A ida de Bentinho para a faculdade de Direito

*A clássica dúvida sobre a suposta traição de Capitu

O alvo principal desse trabalho, segundo o diretor Luiz Fernando Carvalho, é o público jovem: “Há hoje o desejo de quebrar o preconceito juvenil, de que Machado de Assis é obtuso, de difícil compreensão, que se tem quando se lê o autor aos 14, 15 anos.” Explicou o diretor.

Já na Rede Record, será exibido um especial de fim de ano baseado no conto “Os Óculos de Pedro Antão”. A produção faz parte do projeto “200 Anos de História”. A grande notícia é que esse especial poderá servir de piloto para uma minissérie com cinco episódios que contará, possivelmente, com a adaptação dos contos: “Idéias de Canário”, “Uns Braços”, “Umas Férias”, “Um Esqueleto” e “A Causa Secreta”. Diferentemente da Globo, a Record utilizará nesses projetos atores experientes.

É absolutamente válido o resgate da obra de Machado de Assis mesmo que na linguagem televisiva. É preciso mostrar ao público jovem que existe algo além de Paulo Coelho. Tiro o chapéu para esses projetos e espero que outros escritores da literatura brasileira sejam contemplados.

Ed Cavalcante

(Copiado, com permissão, do Blog Post Séries, de Ed Cavalcante )

Um comentário:

Alcione Torres disse...

Tem um selo para você no meu blog. Espero que goste!
http://sarapateldecoruja.blogspot.com/2008/12/atualizando-os-selos.html
Abs.