terça-feira, 29 de setembro de 2009

Adeus,professora!


Morre a diretora da Editora Universitária da UFPE


Faleceu na madrugada de hoje a professora Gilda Maria Lins de Araújo, vinculada ao Departamento de Letras do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE. Ela morreu no Recife, aos 63 anos de idade, vítima de falência múltipla dos órgãos.
Gilda Lins era docente da UFPE desde 1974 e ocupava, atualmente, a direção da Editora Universitária. O reitor Amaro Lins decretou luto oficial de três dias. O velório está sendo realizado no Auditório João Alfredo, no prédio da Reitoria da UFPE, onde acontece uma missa de corpo presente às 14h. O sepultamento está marcado para as 16h, no Cemitério Parque das Flores.

Natural de Bom Jardim, no Agreste pernambucano, a professora Gilda Lins era graduada em Letras e Direito pela UFPE, mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutora em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo. Na UFPE, a docente também atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e como diretora eleita do CAC, de 1996 a 2004. Como fundadora, presidiu a Comissão de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara/CAC/UFPE e atuou no Núcleo de Estudos Indigenistas, que criou com a professora Adair Palácio. Gilda Lins ainda participou de projetos governamentais na área de educação, como o Projeto Vitae e o Projeto Graciliano Ramos.

A experiência na área de Letras enfatizava os estudos da língua portuguesa, sob a vertente da Análise do Discurso Francesa. Seus principais temas de estudo eram a avaliação e prática de ensino da língua portuguesa, competência comunicativa, linguística intercultural, promoção dos direitos humanos e cultura da paz. A atuação profissional foi pautada pelo envolvimento lúcido com todas as questões da vida universitária, pelo comprometimento com os Direitos Humanos, pelo espírito agregador e conciliador e pela valorização da educação pública.

Além de diretora da Editora Universitária, era membro da diretoria da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), da qual era representante no Qualis Livro, da Capes. As atividades atuais também englobavam aulas na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras, além da coordenação de uma das turmas do Curso de Especialização em Língua Portuguesa, através de convênio firmado entre a UFPE e a Secretaria de Educação de Pernambuco.
Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

4 comentários:

Bete Meira disse...

Infelizmente só conheci a professora esse ano,na especialização. Estudei na Federal mas não paguei nenhuma cadeira com ela nem me lembro de tê-la visto por lá. Foi minha professora no começo do ano, a segunda do curso. Aprendi a admirá-la,respeitá-la pela sua inteligência,cultura,simpatia,humildade... Entrou em nossa sala no sábado(26/9),para apresentar o professor Jacinto,com sua alegria habitual,sempre ligeirinha e falante. Voltou mais tarde pra se despedir pois faria uma viagem, se não me engano a Portugal, e disse que na volta compartilharia conosco. Fica na lembrança o sorriso que ela deu pra mim e pra Pedro ao sair da sala, pois estávamos perto da porta.Em vez de viajar ao exterior,fez a última viagem de todo ser humano. Saudades...

menira disse...

Desde que ela entrou na nossa sala de aula, me identifiquei com sua postura e metodologia. Lembro que até "cutuquei" Kátia e falei: "Gilda sou eu dando aula."

A partida de Gilda é uma grande perda para o ambiente acadêmico, e uma grande ausência para todos que aprenderam a dela gostar.

Fica um sentimento inominável, que língua nenhuma pode especificar... Não é apenas saudade, não é apenas ausência...Como se chama? Não sei, talvez não seja para chamar, apenas para sentir...

Paulinho Professor disse...

Embora meio tardio nos comentários,gostaria deixar meu depoimento aqui tambêm.Conheci a Professora Gilda em 2003 no extinto "Projeto Vitae".Foi minha professora e orientadora da época.Uma pessoa maravilhosa.Lembro com carinho de como eu era conhecido por ela;"professor de Jaboatão"(na época em que esse município financiava nosso curso.Adorei estudar com ela e a pretendia minha orientadora novamente,mas o destino não permitiu.Uma pessoa singular,de passos rápidos,mas atitudes centradas,acreditava sempre na gente como professores...vai deixar saudades como profissional,empreendedora do saber,mas,principalmente,como incentivadora da Educação em toda a sua plenitude.Descanse em paz,professora

Juliana disse...

Gildoca (ela gostava de ser chamada assim!) foi um exemplo de pessoa e professora para mim. Sempre alegre na sala, ríamos muito das histórias que ela contava pra gente e nem sentíamos que estávamos em aula. Se tinha alguma viagem, então, ela sempre voltava com um monte de coisas para contar...Pena que ela se foi tão rapidinho.Penso que muitos professores da UFPE deveríam seguir o exemplo dela que apesar de extremamente competente, era completamente acessível. Além de ser generosa, humilde e boa com todos. Lembro de uma frase que ela sempre gostava de dizer:" O tempo é hoje. Passado e Futuro não existem, são circunstâncias temporais."