sexta-feira, 7 de março de 2008

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Origem do Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março de 1857, operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, como reinvidicação pela diminuição da carga horária diária de trabalho, de 16h para 10h. Estas operárias - que recebiam menos de um terço do salário dos homens - foram fechadas na fábrica onde iniciou-se um incêndio. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League, associação que tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho. Cinco anos depois, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque protestando pelo mesmo motivo das operárias no ano de 1857, além de reinvidicarem o direito de voto.
Caminhavam sob o slogan Pão e Rosas, em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Na Conferência Internacional de Mulheres realizada na Dinamarca em 1910, ficou decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de março como Dia Internacional da Mulher. Esta data, porém, só foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas em 1975.

Um comentário:

Ed Cavalcante (POST SÉRIES) disse...

ESSA HISTÓTIA TERRÍVEL É APENAS UMA GOTA NO MAR DE INJUSTIÇAS QUE A SOCIEDADE VEM COMETENDO CONTRA AS MULHERES AO LONGO DOS SÉCULOS, SORTE QUE DE VEZ EM QUANDO APARECEM AS FRIDAS, AS LEILAS, AS RITAS, AS MARIAS, AS CLARICES, AS EVAS, E PRA ARREBENTAR COM TUDO, AS BEEEEEETES! IXI, SAI DA FRENTE! PARABÉNS PELO BLOG!