sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Agressão na Educação

quarta-feira, 3 de agosto de 2011


Enquanto isso, nas nossas escolas...

Setenta casos de agressões foram registrados nas escolas estaduais de Pernambuco em 2010. Número alto? Não, se compararmos com o que a TV Globo veiculou recentemente, em reportagem, no NETV. De acordo com a emissora, uma pesquisa realizada pela Polícia de Pernambuco trouxe números ainda mais assustadores: 83 casos de agressões em escolas estaduais somente nos primeiros seis meses deste ano.
Onde estaria o problema? Há opiniões para tudo o que é gosto, mas, pelo que observo no meu dia a dia na escola, acho que o mal está mesmo na falta de seriedade com a educação.
Há tempos a escola deixou de ser um espaço que impõe respeito. Ora, quem vai respeitar um lugar onde se entra e sai na hora que quer, onde se diz poucas e boas com o professor e fica por isso mesmo, onde o aluno procura uma água para beber e não encontra, vai ao banheiro e dá de cara com uma sujeira só, onde funcionários, alunos, pais e muitas vezes até os diretores não se respeitam?
Casos como o que o vídeo abaixo mostra fazem parte do cotidiano de quem frequenta as escolas públicas. E isso já deixou de ser novidade também para quem nunca pisou numa instituição de ensino da rede estadual, pois já faz alguns meses que a imprensa pernambucana veicula matérias que mostram imagens de alunos brigando dentro das escolas.
Aí a Secretaria de Educação faz o seguinte: vai especificamente àquela escola divulgada na matéria e toma uma providência tipo: exoneração de diretor, transferência de aluno, ou advertência. Isso é uma providência  eficaz? E as outras escolas, que também vivenciam a mesma realidade? É assim que funciona o tal Pacto pela Educação?





http://blog-diariodeclasse.blogspot.com/2011/08/enquanto-isso-nas-nossas-escolas.html

Nenhum comentário: