quarta-feira, 27 de maio de 2009

Biblioteca de Bete III


Muito pequena (muito nova,antes que alguém me corrija,porque pequena ainda sou,kkkkk)li esse livro e nunca mais esqueci. Não me lembrava da história,só sabia que que tudo florescia onde o garoto tocava, mas ficou uma memória afetiva,sempre falava dele com as pessoas e sentia muita vontade de relê-lo. Há uns 2 ou 3 anos uma colega mo emprestou. Confesso que não foi a mesma coisa,dessa vez o li com olhos e contexto de adulta,a magia da infância não estava mais presente! Mesmo assim recomendo essa leitura. Presenteiem as crianças com essa bela história e compartilhem dela também!

Tistu é um menino muito sortudo. Vive na cidade chamada Mirapólvora numa grande casa, a Casa-que-Brilha, com o Sr. Papai, Dona Mamãe e o seu querido pônei Ginástico. Eles são ricos pois o Sr Papai tem uma fábrica de canhões. Para grande decepção de todos, Tistu dorme nas aulas. Sr Papai resolve fazer com que Tistu aprenda as coisas vendo-as e vivenciando-as. As aulas serão com o jardineiro Bigode e com o gerente da fábrica de canhões, o Sr Trovões.
Na primeira aula, o jardineiro bigode descobre um dom fantástico em Tistu: o menino tem o dedo verde! Isto significa que, onde ele colocar o dedo, nascerão flores! Porém as pessoas grandes não iriam entender este dom. Seria melhor mantê-lo em segredo. Bigode se transforma no conselheiro de Tistu
Com o Sr Trovões Tistu conhece um pouco do lado triste do mundo: a miséria, a prisão, o hospital. Ele resolve alegrar estes ambientes colocando seu dedo lá, mas no anonimato. Para o espanto da população, o presídio ficou com tantas flores que as portas não conseguiam mais fechar. Mas os presos não queriam fugir, pois estavam maravilhados! As flores da favela absorveram o lamaçal e enfeitaram as casas, transformando a favela em atração turística. A menina do hospital, que antes contava os buraquinhos do teto para passar o tempo agora conta botões de rosas, que nascem em volta do seu leito. A cidade, e a vida das pessoas da cidade, mudaram completamente.
Tistu então conhece a fábrica do Sr Papai. Ele fica inconformado com o mal que os canhões e as guerras trazem. Secretamente, coloca o dedo nos canhões que estavam sendo enviados para uma guerra. Resultado: a guerra fracassa, pois ao invés de bombas, os canhões lançaram flores. A fábrica é arruinada. Vendo o desespero do sr Papai, Tistu resolve revelar que foi ele quem colocou as flores nos canhões e prova isso fazendo nascer uma flor no quadro de seu avô, na parede. Sr Papai resolve então transformar a fábrica de canhões em fábrica de flores. A cidade passa a se chamar Miraflores.

Para saber mais,só lendo o livro!!!

2 comentários:

Ed Cavalcante (POST SÉRIES) disse...

Nunca ouvi falar desse livro, mas, esse sim é o tipo de literatura que me atrai. Explora o lado lúdico e estimula criatividade das crianças. Você é um grande, quero dizer, um bom exemplo disso! rssss

Bete Meira disse...

Estou morreeeeeeeendo de rir com suas gracinhas!!!Bem que desconfiava que você não teve infância!Compre pra sua filha e leia!Pra mim,a grande mensagem foi ver sempre o lado bom das coisas,perceber que flores podem nascer onde menos esperamos (simbolicamente)