terça-feira, 26 de maio de 2009

Biblioteca de Bete I





Tive a ideia de falar sobre alguns livros que li (e gostei) para animar outros a ler também!Começo por uma autobiografia do irmão do cantor Toquinho. Li há muitos anos e gostei muito. O que tenho é o da capa bem colorida. Procurando algo sobre o livro,encontrei palavras do próprio autor e compartilho com todos!Leiam!Quem lê,viaja!

João Carlos,Márcia e Marina


Nasci em 1942 e ainda desfrutei de uma infância de rua, espaços de terra e grama. A turma da rua de casa, a turma da rua de cima, a boa rolando nos campos da várzea.
Fui um garoto transbordante de energia infantil, um adolescente comportado , objeto e objetivo de muitos casos de amor, sonhados e vividos. Participei de uma juventude que transmudou da Bossa Nova para os Beatles , de Juscelino para a Repúlbica Militar. Vi nascer ao mesmo tempo Pelé e Brasília.
Filho de uma família de classe média, carregava comigo anseios fundamentados em realizações e profissões padronizadas. Aos 23 anos , completei o curso de Ciências Contábeis Econômicas na PUC e com quase 26 anos chegava até o 5º ano de Direito na USP .
Então, a vida me ofereceu caminhos novos , através de uma guinada aparentemente cruel : A paraplegia , causada por um acidente de automóvel na Via Dutra em 1968. A partir daí a inércia física aflorou em mim valores muito mais sensíveis . E me aprofundei como autodidata , pelos caminhos da pintura.
Expus quadros na Praça da República , aprendi a discernir em função da simplicidade e da humildade do homem da rua. Evolui e valorizei minha arte . Participei de Salões de Pintura e ganhei alguns modestos prêmios. Com várias exposições individuais e coletivas hoje faço da pintura um trabalho , uma brincadeira vibrante e gostosa , uma necessidade cotidiana, um amor a mais em minha vida.
O Outro amor é a literatura, meu primeiro livro , " Minha Profissão é Andar " foi o precurssor no Brasil , da literatura produzida por deficientes físicos ou pessoas a eles ligadas. A partir dele muitos outros vieram !
Acho a vida uma descoberta perene , um conflito incessante , um intrigante enigma que nos desafia a cada passo. Existir é poetar esse universo árido com dedicação de amor às coisas e às pessoas. É saber encontrar frestas de luz que nos tornem ansiosos a ponto de encontrarmos a tranquilidade. E uma dessas frestas , a mais sublime até hoje em minha vida , ascendeu-se em 14 de Agosto de 1996 , e chama-se MARINA , gerada por mim e Márcia e nascida doce , delicada e linda. Mais um presente que a vida me oferece nessa sucessão incrível de constantes privilégios.
João Carlos Pecci

Dos seus livros, o mais conhecido é Minha Profissão é Andar. O que você conta nesse livro?

João Carlos Pecci: O título já diz, é irônico, minha profissão é andar. Eu continuo andando, não pisando o chão, mas através de conquistas de objetivos alcançados no setor do amor, no setor do trabalho e no setor do lazer também.Eu me tornei um artista plástico, um escritor, eu me casei, eu consegui fazer uma filha , coisas às vezes tida como impossíveis para um deficiente físico. Então a vida me proporcionou esses andares, muito mais complementares de uma relação humana do que apenas pisar no chão.

Quadros de Pecci



Um comentário:

Ed Cavalcante (POST SÉRIES) disse...

Minha profissão é andar, vou pra Gravatá de novo! kkkkkk Poxa, mais um livro que não conheço e não posso tecer maiores comentários!