terça-feira, 30 de agosto de 2011

As coisas mudam...


É sempre bom ser legal com as pessoas porque...

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As coisas mudam ao longo do tempo!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Deixe a raiva secar



Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá, todo azulzinho, com bolinhas amarelas.No dia seguinte, Júlia sua amiguinha, veio bem cedo convidá-la para brincar.Mariana não podia, pois iria sair com sua mãe naquela manhã. Júlia então, pediu a coleguinha que lhe emprestasse o seu conjuntinho de chá para que ela pudesse brincar sozinha na garagem do prédio.Mariana não queria emprestar, mas, com a insistência da amiga, resolveu ceder, fazendo questão de demonstrar todo o seu ciúme por aquele brinquedo tão especial. Ao regressar do passeio, Mariana ficou chocada ao ver o seu conjuntinho de chá jogado no chão. Faltavam algumas xícaras e a bandejinha estava toda quebrada. Chorando e muito nervosa, Mariana desabafou:"Está vendo, mamãe, o que a Júlia fez comigo?Emprestei o meu brinquedo, ela estragou tudo e ainda deixou jogado no chão. Totalmente descontrolada, Mariana queria, porque queria, ir ao apartamento de Júlia pedir explicações.Mas a mãe, com muito carinho ponderou:"Filhinha, lembra daquele dia quando você saiu com seu vestido novo todo branquinho e um carro, passando, jogou lama em sua roupa? Ao chegar em casa você queria lavar imediatamente aquela sujeira, mas a vovó não deixou. Você lembra o que a vovó falou? Ela falou que era para deixar o barro secar primeiro. Depois ficava mais fácil limpar.Pois é, minha filha, com a raiva é a mesma coisa.Deixa a raiva secar primeiro..Depois fica bem mais fácil resolver tudo.Mariana não entendeu muito bem, mas resolveu seguir o conselho da mãe e foi para a sala ver televisão.Logo depois alguém tocou a campainha..Era Júlia, toda sem graça, com um embrulho na mão.Sem que houvesse tempo para qualquer pergunta, ela foi falando:"Mariana, sabe aquele menino mau da outra rua que fica correndo atrás da gente?Ele veio querendo brincar comigo e eu não deixei. Aí ele ficou bravo e estragou o brinquedo que você havia me emprestado.Quando eu contei para a mamãe ela ficou preocupada e foi correndo comprar outro brinquedo igualzinho para você.Espero que você não fique com raiva de mim.Não foi minha culpa.""Não tem problema, disse Mariana, minha raiva já secou."E dando um forte abraço em sua amiga, tomou-a pela mão e levou-a para o quarto para contar a história do vestido novo que havia sujado de barro.Nunca tome qualquer atitude com raiva.
A raiva nos cega e impede que vejamos as coisas como elas realmente são.
Assim você evitará cometer injustiças e ganhará o respeito dos demais pela sua posição ponderada e correta.
Diante de uma situação difícil. Lembre-se sempre: Deixe a raiva secar.

domingo, 14 de agosto de 2011

Feliz dia dos pais!

Meu pai, meu exemplo de vida!

Feliz dia dos pais a todos os papais! Pai é aquele que está ao lado do filho em todos os momentos.É o que levanta de madrugada para colocar no colo o filho que chora, é o que deixa de comer para que nada falte ao seu filho, é o que mata um leão por dia para que seu filho tenha o que ele não teve, é o que tem vários empregos para garantir conforto ao filho. Pai é o modelo de vida, o herói, o orientador, o abrigo certo na hora incerta, o professor, o psicólogo, o  enfermeiro. Há pais que são uma mistura de pai e mãe, são os 'pães' ! Deus abençoe a todos os pais! Deus dê sabedoria para que eles sejam um espelho de virtude para seus filhos e que os filhos saibam valorizar, compreender e amar seus pais! Meu pai não me deixou herança material, mas deixou uma enorme herança espiritual e moral e por isso sou milionária de bênçãos!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Agressão na Educação

quarta-feira, 3 de agosto de 2011


Enquanto isso, nas nossas escolas...

Setenta casos de agressões foram registrados nas escolas estaduais de Pernambuco em 2010. Número alto? Não, se compararmos com o que a TV Globo veiculou recentemente, em reportagem, no NETV. De acordo com a emissora, uma pesquisa realizada pela Polícia de Pernambuco trouxe números ainda mais assustadores: 83 casos de agressões em escolas estaduais somente nos primeiros seis meses deste ano.
Onde estaria o problema? Há opiniões para tudo o que é gosto, mas, pelo que observo no meu dia a dia na escola, acho que o mal está mesmo na falta de seriedade com a educação.
Há tempos a escola deixou de ser um espaço que impõe respeito. Ora, quem vai respeitar um lugar onde se entra e sai na hora que quer, onde se diz poucas e boas com o professor e fica por isso mesmo, onde o aluno procura uma água para beber e não encontra, vai ao banheiro e dá de cara com uma sujeira só, onde funcionários, alunos, pais e muitas vezes até os diretores não se respeitam?
Casos como o que o vídeo abaixo mostra fazem parte do cotidiano de quem frequenta as escolas públicas. E isso já deixou de ser novidade também para quem nunca pisou numa instituição de ensino da rede estadual, pois já faz alguns meses que a imprensa pernambucana veicula matérias que mostram imagens de alunos brigando dentro das escolas.
Aí a Secretaria de Educação faz o seguinte: vai especificamente àquela escola divulgada na matéria e toma uma providência tipo: exoneração de diretor, transferência de aluno, ou advertência. Isso é uma providência  eficaz? E as outras escolas, que também vivenciam a mesma realidade? É assim que funciona o tal Pacto pela Educação?





http://blog-diariodeclasse.blogspot.com/2011/08/enquanto-isso-nas-nossas-escolas.html

Saber não ocupa lugar




19/02/2009 “Façam aquilo que lhes convém”

E o bendito “Acordo” continua produzindo inquietações. A bola da vez é a conjugação dos verbos “ter”, “vir” e derivados. Houve mudanças na acentuação e na grafia das flexões desses verbos? E qual será o motivo dessa inquietação? Nas primeiras semanas do ano, foram muitas as mensagens de leitores a respeito disso.
Bem, de início é bom ser taxativo: não aconteceu nada de nada com esses verbos. O “Acordo” alterou a acentuação de algumas formas dos verbos “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e derivados (“descrer”, “reler”, “prever”, “rever” etc.). Foi eliminado o circunflexo que se colocava no primeiro “e” do grupo “ee” das formas “creem”, “deem”, “leem”, veem”, “descreem”, “releem”, “preveem”, “reveem” etc.
Em suas mensagens, os leitores perguntam se houve alteração em formas como “convém” e “convêm”, “mantém” e “mantêm” etc. Já afirmei (e repito) que não aconteceu nada. Fica tudo como antes no famoso quartel. Bem, já que falamos desses verbos, não custa nada lembrar como se acentuam os pares mencionados e que diferença há entre os integrantes desses pares.
Estamos prontos? Então vamos lá. Quando conjugados na terceira pessoa do singular e na terceira do plural do presente do indicativo, os verbos derivados de “ter” (“deter”, “reter”, “conter”, “obter”, “manter”, “abster”, “entreter”, entre outros) e os derivados de “vir” (“convir”, “provir”, “intervir”, “advir”, entre outros) apresentam formas que são diferenciadas por um acento gráfico. Na terceira do singular, emprega-se o acento agudo: ele detém, retém, contém, obtém, mantém, abstém, entretém, convém, provém, intervém, advém. Na terceira do plural, emprega-se o acento circunflexo: eles detêm, retêm, contêm, obtêm, mantêm, abstêm, entretêm, convêm, provêm, intervêm, advêm.
Vejamos alguns exemplos: “Lula não intervém no BC”; “Os americanos sempre intervêm nas questões internas da América Latina”; “Este balde contém cinco litros de água”; “Estes frascos contêm soro”.
Está tudo claro? Vamos conferir. Por que no último exemplo temos “contêm” e no penúltimo, “contém”? No último exemplo, o verbo (“contêm”) está no plural porque seu sujeito (“estes frascos”) está no plural. No penúltimo, o verbo (“contém”) está no singular porque seu sujeito (“este balde”) está no singular.
E como fica a frase que está no título deste texto? Para entender por que é “convém” (e não “convêm”) a forma adequada, é preciso ler com atenção a frase. Vamos repetir: “Façam aquilo que lhes convém”. Não se deixe levar pelo plural da forma verbal “façam” (que deixa subentendido o pronome “vocês”) ou pelo plural do pronome “lhes” (que está em sintonia com o pronome subentendido, “vocês”). Repito: não se deixe levar por esses plurais. A forma verbal “convém” não se refere a nenhum desses elementos. A forma “convém” se ao pronome “aquilo”, por isso foi flexionada no singular.
Muitas vezes, o uso inadequado do verbo no plural se dá por influência dos termos próximos, flexionados no plural. Tradução: na frase em questão, quem opta por “convêm” erra porque se deixa levar por “façam” e “lhes”, que estão no plural.
Vamos tentar entender a questão por outro ângulo. Que tal trocar “convir” por “agradar”? Como ficaria a frase em questão: “Façam aquilo que lhes agradam” ou “Façam aquilo que lhes agrada”? Já sabe, não? A forma cabível é “agrada”: “Façam aquilo que lhes agrada”; “Façam aquilo que agrada a vocês”. Está definitivamente claro, não?
Para encerrar, quero fazer uma velha pergunta, que já fiz mais de uma vez neste espaço. Diga qual destas duas frases é a correta: a) “Que força detém esses corruptos?”; b) “Que força detêm esses corruptos?”. Já pensou? Em qual você votou? Quem votou na “a” acertou. Quem votou na “b” também acertou. Na verdade, só errou quem votou em apenas uma das duas. Só acertou quem disse que as duas são possíveis. A primeira é correta porque o sujeito de “detém” é “força”. Pergunta-se que força é capaz de deter esses corruptos. A segunda é correta porque o sujeito de “detêm” é “esses corruptos”. Pergunta-se que força esses corruptos detêm, possuem.
Pasquale Cipro Neto