sábado, 30 de outubro de 2010

LUTO: A dor de uma saudade ou suplício de uma saudade



Infelizmente Andrezinho não resistiu à doença e partiu do meio de nós. Mas ele agora não sofre mais e está nos braços do Pai. Está onde não há dor nem pranto. Nós, que ficamos, é que sofremos com a dor da saudade! Agradeço a todos que oraram e torceram. Ele não precisa mais das nossas orações. A família precisa e é pela nossa família que peço agora, pois é muito duro perder um ente querido dessa forma e no começo da vida ainda.
Algum dia estaremos preparados para a morte? Para perder quem amamos? Quem perde um filho passa a viver do passado... o futuro já não importa... 
É desumano uma mãe enterrar um filho. A dor é descomunal! É um pedaço dela que se vai, que é arrancado brutalmente de seus braços, de suas entranhas ... certamente ela iria em seu lugar, se lhe fosse dada essa escolha.
Broza se mudou para o hospital enquanto seu filho lá esteve. Completou apenas 16 anos... Foram cerca de oito meses de sofrimento, desde que a doença foi descoberta (leucemia). Creio que ela começou a morrer ao ouvir esse terrível diagnóstico. Mas lutou com todas as forças de uma leoa ferida para proteger sua cria! É uma guerreira, batalhadora, digna de todo respeito e admiração. Que Papai do céu a carregue no colo e derrame seu bálsamo amenizando essa dor, que palavra alguma conseguiria descrever , que não pode ser amenizada por nenhuma palavra de nosso léxico.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

De tudo que ele me deu, o melhor foi um pé na bunda!

UM DIA A GENTE ACORDA!!

Martha Medeiros

Depois de um bom tempo dizendo que eu era a mulher da vida dele, um belo dia eu recebo um e-mail dizendo: "olha, não dá mais".

Tá certo que a gente tava quase se matando e que o namoro já tinha acabado mesmo, mas não se termina nenhuma história de amor (e eu ainda o amava muito) com um e-mail, não é mesmo?

Liguei pra tentar conversar e terminar tudo decentemente, e ele respondeu: "mas agora eu to comendo um lanche com amigos".

Enfim, fiquei pra morrer algumas semanas até que decidi que precisava ser uma mulher melhor para ele. Quem sabe eu ficando mais bonita, mais equilibrada ou mais inteligente, ele não volta pra mim?
Foi assim que me matriculei simultaneamente numa academia de ginástica, num centro budista e em um curso de cinema.

Nos meses que se seguiram eu me tornei dos seres mais malhados, calmos, espiritualizados e cinéfilos do planeta. E sabe o que aconteceu? Nada, absolutamente nada, ele continuou não lembrando que eu existia.

Aí achei que isso não podia ficar assim, de jeito nenhum, eu precisava ser ainda melhor pra ele, sim, ele tinha que voltar pra mim de qualquer jeito.

Decidi ser uma mulher mais feliz, afinal, quando você é feliz com você mesma, você não põe toda a sua felicidade no outro e tudo fica mais leve.

Pra isso, larguei de vez a propaganda, que eu não suportava mais, e resolvi me empenhar na carreira de escritora, participei de vários livros, terminei meu próprio livro, ganhei novas colunas em revistas, quintupliquei o número de leitores do meu site e nada aconteceu.

Mas eu sou taurina com ascendente em Áries, lua em gêmeos e filha única! Eu não desisto fácil assim de um amor, e então resolvi que eu tinha que ser uma superultra mulher para ele, só assim ele voltaria pra mim.

Foi então que passei 35 dias na Europa, exclusivamente em minha companhia, conhecendo lugares geniais, controlando meu pânico em estar sozinha e longe de casa, me tornando mais culta e vivida.

Voltei de viagem e tchân, tchân, tchân, tchân: nem sinal de vida.

Comecei um documentário com um grande amigo, aprendi a fazer strip, cortei meu cabelo 145 vezes, aumentei a terapia, li mais uns 30 livros, ajudei os pobres e rezei pra Santo Antonio umas 1.000 vezes, torrei no sol, fiz milhares de cursos de roteiro, astrologia e história, aprendi a nadar, me apaixonei por praia, comprei todas as roupas mais lindas de Paris.

Como última cartada para ser a melhor mulher do planeta, eu resolvi ir morar sozinha. Aluguei um apartamento charmoso, decorei tudo brilhantemente, chamei amigos para a inauguração, servi bom vinho e comidinhas feitas, claro, por mim, que também finalmente aprendi a cozinhar.

Resultado disso tudo: silêncio absoluto.

O tempo passou, eu continuei acordando e indo dormir todos os dias querendo ser mais feliz para ele, mais bonita para ele, mais mulher para ele.
Até que algo sensacional aconteceu.

Um belo dia eu acordei tão bonita, tão feliz, tão realizada, tão mulher, que eu acabei me tornando mulher demais para ele.

Ele quem mesmo?

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Quando eu chorar


Nem sempre quando eu chorar
E a dor não puder suportar
Tentar me levantar
Sem mãos pra me ajudar
E parecer que estou no fim
Não pense que eu desisti
E abandonei o meu Senhor
Talvez a minha dor
Seja um teste para o seu amor
Dependo de você pra me levantar

Deixe que o amor de Deus
Entre no teu coração
E quando vir o teu irmão sofrer sozinho
Estende para ele a tua mão
No mundo só se vive uma vez
E só se colhe o fruto do que se plantar
As mãos que você hoje ajudar a levantar
Vão aprender a amar
E um dia levantar alguém
Que pode até mesmo ser você

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Como sobreviver à perda de um amor

O medo de chegar em casa um dia e ver que você tinha ido embora se transformou na dor da realidade, o que eu faço, se isso acontecer? Eu me perguntava. E o que faço agora que aconteceu?
Melba Colgrove

Compreendendo a perda
Avaliando a perda numa perspectiva mais ampla observamos que na natureza, a perda é elemento essencial da criação: quando a rosa se abre, perde-se o botão; quando a planta germina perde-se a semente; quando o dia começa, perde-se à noite. Em tudo, a perda dá lugar a uma nova criação (ou, mais exatamente, a uma recriação). O mesmo ocorrer na vida humana. É difícil pensar em algum ganho na vida que não traga junto uma perda. Estando isso bem claro, podemos examinar um tipo de perdas na vida.

Perdas óbvias:

Morte de uma pessoa querida
Fim de um relacionamento afetivo
Separação
Divorcio
Perda do emprego
Perda financeira
Ser roubado

Cada uma dessas perdas – imediatas ou cumulativas, repentinas ou eventuais, óbvias ou não – cria uma ferida emocional, uma agressão ao organismo.

Como a dor é sentida

Além do óbvio sentimento de dor, depressão e tristeza, há outras reações à perda, como:
Sensação de desamparo, medo, vazio, desespero, pessimismo, irritação, raiva, culpa, impaciência.
Perda de concentração, esperança, motivação, energia.
Alterações no apetite, no sono ou no desejo sexual.
Tendência a sentir mais cansaço, a cometer mais erros e a falar ou mover-se mais devagar.

Qualquer uma ou todas essas reações são esperadas durante ou após uma perda fazem parte do processo natural do corpo para se curar. Aceite essas reações, não lute contra elas.
Se você não teve uma perda óbvia, mas sente grande parte dessas reações, examine seu passado recente para ver se sofreu uma perda não tão óbvia – ou varias. Às vezes uma pequena perda desperta a lembranças de uma perda maior que não foi conscientizada na época.

Estágios de recuperação
A recuperação de uma perda ocorre em três estágios distintos que às vezes se sobrepõem. São eles:
Choque / negação / atordoamento
Medo / raiva / depressão
Compreensão / aceitação / mudança


O primeiro estágio de recuperação é de choque, negação, atordoamento:
Não conseguimos acreditar ou aceitar que tal coisa tenha acontecido conosco.
Em geral, as primeiras palavras após tomar conhecimento de uma perda são: “O quê” ou “Ah, não”.
A tendência é esquecer que houve uma perda e ficar pasmo toda vez que lembramos. (ocorre com mais frequência ao despertar.) isso acontece porque a proteção do corpo contra a dor intensa – o choque e o atordoamento está ativada.


Manhã.
Acordamos e nos aconchegamos.
Tarde.
Você telefona, precisa sair da cidade.
Noite.
Aeroporto, um adeus brutal.
Madrugada.
Meu Deus, meu Deus, meu Deus.
Manhã de luto.
Melba Colgrove



A segunda fase da recuperação é de medo / raiva / depressão:
O medo, raiva e depressão são emoções comumente ligadas a perda.



Sei que tínhamos de nos separar, mas logo hoje?
Sabia que ia sofrer muito,
Mas nunca pensei que fosse tanto.
O que faço agora, depois que você foi?

Bom, quando nada mais acontece,
O que é muito comum,
Sento num canto e choro até me anestesiar de dor.
Meu ser paralisado, inerte por um tempo.
Depois, penso na falta que sinto de você.

Depois, sinto...
Medo
Dor
Raiva
Solidão
Desolação.

Depois eu choro até a dor me anestesiar.
Melba Colgrove



E finalmente, vem a fase de compreender / aceitar / mudar.
Sobrevivemos, nosso corpo está a caminho da cura.
Nossa mente vê que é possível viver sem aquilo que foi perdido. Passamos a um novo capitulo de nossa vida.



Preciso conquistar a minha solidão.
Preciso ficar feliz comigo ou não terei nada para oferecer.
Duas metades não têm outra escolha
Senão se juntar e assim formar um inteiro.
Mas quando dois inteiros escolhem se contemplar...
Isso é lindo.
Isso é o amor.

Melba Colgrove

Em toda e qualquer perda, passamos pelas três fases de recuperação, e que cada estagio é necessário, natural e faz parte do processo de cura.
Quando alguém ou alguma coisa que amamos é afastada de nós ou nos rejeita, não tem jeito – é uma perda, seja qual for a causa.
Quanto maior a perda mais intensa será o sentimento em cada fase de recuperação e maior a demora para ir de uma fase para a seguinte.
Em pequenas perdas, as três fases de recuperação podem ser percorridas em minutos. Em grandes perdas, podem levar anos.


Obs: é importante saber que o processo de cura tem avanços e recuos.
O processo de cura e crescimento não se dá em linha reta, como muita gente pensa.

O processo parece mais com a trajetória de um raio, cheia de altos e baixos, avanços e recuos, grandes saltos e quedas profundas.
Tomar consciência disso e saiba que, se estiver “melhor” ou “pior” do que ontem (ou do que há cinco minutos), o processo de cura está se realizando.

Para refletir
Crescendo

VOCE é uma pessoa melhor por ter amado, você é uma pessoa mais rica, mais profunda, mais sábia por ter investido num relacionamento – apesar de ele ter acabado.
Você cuidou.
Você se envolveu.
Você aprendeu a investir no outro.

Você fez crescer o carinho e o amor mútuos.

Você foi o melhor dos amores,
Você foi o pior dos amores...
E, sem querer, me deixou dádivas preciosas:
Graças a você, tomei consciência da minha necessidade (ou desejo?) de
Compartilhar a vida com alguém especial.
Você me levou a reavaliar (eu estava precisando, mas não sabia!)
Meus padrões de comportamento, minha forma de me relacionar e tantos outros aspectos meus.
Mudei de atitudes e cresci.
Hoje, estou mais atenta para os outros.
Estou mais ligada aos meus próprios sentimentos.Às coisas e às pessoas – à vida.
E, claro, graças a você tenho
Poemas dispersos (uns lindos, outros horríveis)
Que não
Existiriam sem a nossa separação.
Por tudo isso, quero agradecer.
No meio de tanta lágrimas, tantas tristeza e dor, vem um pensamento que me faz sorrir de novo: EU AMEI.

Melba Colgrove

OBERVAÇÕES IMPORTANTES:

Se acha que precisa de ajuda, não hesite procure ajuda logo de um profissional imediatamente.
Se não souber quem procurar, disque para o CVV (Centro de Valorização a Vida).

domingo, 17 de outubro de 2010

Seu amor não é correspondido? Pare de tentar encontrar os motivos...


Poucas situações na vida são mais angustiantes do que viver um amor não correspondido. No entanto, pouquíssimas são as pessoas que nunca experimentaram algo semelhante. Ou seja, amar e não ser amado é, em última instância, uma dor comum, embora bastante pessoal. 

E por que será que ainda assim, sendo tão recorrente e fazendo parte da história de bilhões de seres humanos, continua sendo
tão difícil lidar com o fato de que o outro não está a fim de continuar ou sequer de começar um relacionamento com a gente? 

O fato é que aprender a lidar com a frustração da não correspondência de qualquer sentimento, especialmente dos mais intensos e profundos, é uma das mais duras e importantes lições de todos nós! 

A começar pela capacidade de compreender que a razão de o outro não gostar de você da mesma forma que você gosta dele não tem a ver com quem você é exatamente. Ou seja,
você certamente é alguém com qualidades suficientes para ser amado, entretanto, isso não é garantia para que a química de um encontro dê certo. 

Quando falamos de amor, desejo e vontade, temos de considerar que sempre existe mais de uma parte envolvida. É a máxima do dito popular que avisa que “quando um não quer, dois não brigam” ou não se amam, como é o nosso caso. Mas os motivos pelos quais uma pessoa não corresponde o seu amor estão longe de ser passíveis de explicação lógica. 

Amamos e não amamos por motivos inefáveis, que não estão ao alcance das palavras ou da inteligência racional. Talvez isso explique por que, algumas vezes, amamos aquela pessoa não aprovadas pela maioria de nossos amigos e familiares. Ou por que, noutras vezes, não conseguimos amar aquela que todos dizem ser a ideal para nós, a perfeita. 

Esta é a prova de que ficar se consumindo na tentativa de compreender, logicamente,
p
or que o outro não está correspondendo nosso amor é inútil, ineficiente e só nos faz doer mais ainda. Esta é a prova, sobretudo, de que não ser amado por determinada pessoa não é um veredito, não é uma sentença, não é o fim. 

Talvez, muito pelo contrário, seja apenas o começo. Seja a nossa grande chance de descobrir uma
alternativa melhor
. Sim, porque não prevemos o futuro. Não sabemos o que virá. E por isso mesmo deveríamos confiar um pouco mais no fluxo do Universo. 

Certamente já aconteceu com você de considerar um acontecimento péssimo, desastroso e, depois de alguns dias ou meses, ter se dado conta de que algo muito lindo, maravilhoso e imperdível só aconteceu porque havia o espaço deixado pelo que havia considerado um “desastre”. 

Enfim, não ser correspondido hoje é ruim, eu sei.
Dói. E por isso mesmo, sugiro que você chore, esperneie, desabafe e faça o que for possível, dentro das opções saudáveis, de preferência, para esgotar sua frustração e se sentir melhor. Porém, não se destrua, não se acabe e não tome as circunstâncias como determinantes de sua infelicidade. 

Permita-se viver um dia de cada vez, apostando que cada noite que chega significa que você está mais distante da tristeza e mais perto de uma nova alegria. Permita-se acreditar que o sol voltará a brilhar em seu coração mais cedo do que você imagina... E siga o fluxo da existência. 

E assim, certo de que ser correspondido é tão possível quanto não ser, e que essa é uma verdade que vale para todas as pessoas deste planeta – até mesmo para aquelas consideradas as mais lindas e sensuais –
levante-se, lave esse rosto, vista-se como se fosse celebrar e faça um brinde a si mesmo, ao amor e ao melhor que está por vir!


Dra. Rosana Braga

sábado, 16 de outubro de 2010

Para ser enganado, preencha este cupom com seus dados!

Que cupom?!? Como assim?!? Por que eu quereria ser enganado?!?Tomara que você tenha se feito perguntas parecidas com essas ao ler o título deste artigo. Afinal, será mesmo que alguém, em sã consciência, gostaria de ser enganado? Parto do princípio de que não! A grande maioria de nós inicia relações, sejam de parceria profissional, amizade, namoro ou sob qualquer outro nome, desejando que a base delas seja – entre outros predicados – a sinceridade! Aliás, um dos adjetivos que mais valorizamos numa pessoa é justamente a sua capacidade de dizer a verdade! No entanto, haveremos de descobrir, ao longo de inúmeras experiências que vivermos, que a mente mente! Ou seja, nosso complexo e ainda misterioso cérebro (um emaranhado de consciência e inconsciência) cria mecanismos de defesa ou estratégias de ataque que podem ser, antes de mais nada, perigosas e eficientes armadilhas. Uma delas – e mais comum do que imaginamos – é uma espécie de pedido para sermos enganados. Pedimos?!? Sim, pedimos, mesmo sem ter a menor noção de que estamos fazendo isso. Na ânsia de amenizar certos sentimentos (solidão, baixa auto-estima, carência...) ou experimentar certas sensações (aceitação, acolhimento, segurança...), criamos uma realidade que, na verdade, não existe! Projetamos em alguém, ou numa situação, aquilo que gostaríamos de viver e sentir, e julgamos – ingênua e equivocadamente – que nosso desejo se tornou real e a vida nos presenteou com a chance de, finalmente, sermos felizes. É a armadilha da idealização: passamos a viver uma história “ideal”, criada e alimentada por aqueles sentimentos e sensações que citei antes, do jeitinho que sempre desejamos que ela fosse; e embebedados por nós mesmos, nos recusamos a enxergar a história como realmente é. Nossa mente passa a perceber, sentir e concluir não a partir do que está acontecendo de verdade, mas a partir de uma projeção deste ideal, ou seja, de uma ilusão...
Dependendo do quanto os envolvidos nessa nossa ilusão também a alimentam, e também dependendo do tempo que demoramos a “cair na real”, os estragos podem ser grandes. Aqui cabe muito bem o ditado “quanto mais alto, maior o tombo”. Como não preencher o cupom? Como não idealizar? Como não se enganar ou não permitir que alguém o engane? Bem... tudo começa na coragem. Todos nós podemos ser corajosos, mesmo quando estamos com medo. Coragem não é a ausência do medo e sim o reconhecimento de nossa capacidade de superação.Claro que não é fácil lidar com solidão, carência, baixa auto-estima, insegurança, entre outros sentimentos que nos colocam frente a frente com nossas limitações, mas com dedicação e persistência, podemos aprender... e temos a vida toda para isso, embora seja prudente começarmos o quanto antes! No mais, se você está com a sensação de ter se enganado ou de ter sido enganado mais vezes do que gostaria, perceba os sinais. Se a sua voz interior (ou intuição) lhe disser, em alguns momentos, para você ir com calma, vá com calma! Se as pessoas que amam você lhe alertarem para as improbabilidades desta situação, mantenha-se alerta! Se a situação vivida lhe parecer “a cura que caiu do céu”, que vai lhe salvar de todas as suas angústias, questione-se: será que você não está fugindo de si mesmo? Será que não está evitando ter de enfrentar suas dores, preferindo um atalho que parece lhe conduzir a uma “felicidade” bem mais rápida?E fique com o coração bem aberto – a resposta virá! Talvez você descubra que o que poderia ter se configurado como uma grande enganação é, na verdade, a oportunidade de aprender algo muito precioso. Mas se, infelizmente, descobrir que é tarde demais e que você realmente se deixou enganar, corra atrás do prejuízo, rasgue o cupom preenchido e encha-se de coragem para abandonar o lugar de vítima e tornar-se dono de sua própria história...

Rosana Braga
Publicado originalmente em 25-2-09

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Verdades da Profissão de Professor



Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papeis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
(Paulo Freire).


Mesmo respeitando as variedades linguísticas,  precisamos vigiar o que dizemos e escrevemos porque é inadmissível que professores, especialmente de língua portuguesa, escrevam absurdos como ENSERIDA E CILICONE, só pra exemplificar, fora muitos outros abusos na fala. Que alunos formaremos se descuidarmos da fala e da escrita? Diploma de Letras qualquer um consegue. Competência no uso e ensino da língua, infelizmente não é pra todo mundo!
Bete Meira

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Por que ainda sou professor?


Professor: Edvaldo Cavalcante

Nos últimos meses uma questão vem me tirando o sono: por que eu ainda sou professor? Esse dilema nada tem a ver com a questão salarial. O problema todo está na sala de aula. O quadro é absolutamente desolador. Os alunos não encaram mais a escola como algo importante. A sala de aula é uma arena de guerra. Constantemente o professor é interrompido por piadas, brincadeiras de mau gosto, todo tipo de insultos. O aluno sente-se no direito de desrespeitar o mestre e os poucos colegas que querem estudar. A escola está se transformando num imenso parque de diversões. O tempo vai passar e esses “alunos” que não compreendem a importância da escola, vão ficar pelo caminho. Pior, talvez sejam vencidos pela vida. Fora dos muros da escola, o comportamento moleque da sala de aula é visto como comportamento marginal. O patrão não vai ter a paciência que o professor tem. O professor põe pra fora da sala, a polícia põe pra dentro da cela. Fora dos muros da escola o garoto que picha as paredes, que quebra as bancas, vai ser tratado como delinqüente. Repito, a vida é duríssima, não tolera a falta de seriedade. Você quer saber por que eu ainda sou professor? Bom, acho que é porque eu fui um aluno peralta que descobriu a tempo o valor da escola. A esperança de que meus alunos também descubram me faz insistir nesse duro ofício.


Publicado originalmente em 16-6-08

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Deus está contigo


Onde está aquele brilho dos teus olhos?
Teu sorriso não está mais como antes
O amor se esfriou cresceu o ódio

E te aprisionou sem dar nenhuma chance.

Deus ainda não te esqueceu
Hoje mesmo vai te levantar
Tudo que Ele te prometeu se cumprirá
Se a tribulação te derrubou
Com certeza Deus não é culpado
Como antes sempre esteve do teu lado
Deus está contigo

E Ele está agindo ninguém pode impedir
Quando está na frente todo mal tem que sair
É só pedir com fé que já é garantido
Deus está contigo
O Deus do impossível vitória vai te dar
Até da sepultura Ele faz ressuscitar
Pode acreditar Deus está contigo
Deus está contigo.

domingo, 10 de outubro de 2010

Confio em ti- Davi Sacer



Eu não vou mais olhar atrás
O que passou não volta mais
Não temerei o que virá
Minha Esperança está Em Deus
Cada lágrima que chorei
Cada sonho que perdi
Coloco aos Teus pés
Levanta-me Senhor
Eu confio em Ti
Nada poderá me afastar de Ti
Tu És a minha Fonte, meu sustento
Meu Amigo Fiel
Eu confio em Ti
Nada poderá me afastar de Ti
Em Todo tempo eu sei que estás comigo
Meu amigo Fiel

sábado, 9 de outubro de 2010

Eu Não Vou Desistir Assim


"Eu não vou desistir dos meus sonhos. Eu não vou desistir da minha vida, das coisas que mais importam pra mim, eu não vou desistir de lutar por você, de lutar pelas coisas mais preciosas da minha vida. Eu não vou desistir de você e eu, de eu e você juntos, nunca, eu não vou desistir de um dia olhar nos teus olhos e dizer tudo que eu penso, tudo que eu quero. Eu não vou desistir de pegar na sua mão e dizer que amo você, eu não vou desistir de ter esperanças. Eu não vou desistir de ser quem eu sou, e provar pra você que é de mim que você precisa, que é de você que eu preciso. Eu não vou desistir de mostrar pra você as coisas lindas que eu escrevo, tudo que eu escrevo é pra você, faz parte de mim. Eu não vou desistir do amor, eu não vou desistir das raízes que nos unem, eu não vou desistir de nada, eu só vou persistir, porque o meu objetivo é você, e se for preciso fazer loucuras, é por você que eu irei fazê-las, é pelo meu amor, pelo motivo maior da minha vida nesse momento e sempre, você." Fernanda, Blog Inexistente pra você

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Aproveite a vida, a maior festa que existe!



Não sei se por questões culturais, religiosas ou pessoais, ou talvez seja por todas elas juntas, mas o fato é que, por mais estranho e paradoxal que pareça, a maioria das pessoas desperdiça o convite VIP que recebeu ao nascer e, negligentemente, joga fora a oportunidade de aproveitar a grande festa chamada Vida!

A excêntrica tia Mame, do filme Auntie Mame (1958), repete uma assertiva que, desde a primeira vez que ouvi, achei de uma medida perfeita e urgente. Embora possa parecer agressiva num primeiro momento, ela é, acima de tudo, provocativa – um convite à reflexão e um apelo ao abandono de uma das maiores ilusões do ser humano: a de que viver e amar tem a ver, fundamentalmente, com sofrer.

A frase é: “A vida é um banquete maravilhoso e a maioria dos idiotas continua morrendo de fome”!
Prefiro acreditar que você não se julgue – pelo menos não o tempo todo – um idiota. Mas certamente, em algum momento, após ter feito algo que rendeu prejuízos, sobretudo a si mesmo, já se sentiu um completo e patético idiota! Até aí, nenhum privilégio.

O problema é quem passa a vida toda se boicotando, afundando-se em reclamações e reforçando a crença medíocre e lamentável do “se”. “Se” tivesse isso ou aquilo, “se” fosse assim ou assado, “se” conseguisse, “se” conquistasse, enfim, uma interminável lista de impedimentos à própria felicidade. Obstáculos que a pessoa impõe a si mesma por se recusar a enxergar o banquete servido bem diante do seu nariz!

Sei que afirmar que a vida é aquilo que você acredita que ela seja, ou que o melhor está na simplicidade e disponível para quem quiser é cair no lugar comum e, para alguns, beira o pedante, mas é absolutamente surpreendente constatar o quanto essa verdade ainda não foi assimilada, por mais que já tenha sido repetida incontáveis vezes.

Continuamos deixando a desejar quando se trata de sentar-se à mesa do tal banquete e se servir, se esbaldar, se lambuzar! E assim, feito idiota, a maioria continua morrendo de fome! Muitos, inclusive, morrem sem nunca terem se comportado como convidados realmente, como se o melhor da vida fosse reservado somente a alguns, que não eles.

Assim, presos à ideia de que não podem, não devem ou não sabem como, vão aceitando migalhas, deixando o melhor para quem – na opinião insegura deles – merece mais e, enfim, passam seus dias conformados com uma vidinha mais ou menos, um relacionamento “meia boca”, bem pouco de intensidade, quase nada de novos sabores, e talvez nada da autêntica felicidade!

Pois muito bem! Se você está cansado de se sentir deixado de fora da grande festa, sugiro que comece a se comportar, a partir de agora, como o convidado de honra que de fato você é! Mude sua postura, levante os ombros, olhe adiante e se apodere total e completamente do seu direito de estar neste mundo!

Apodere-se também do seu merecimento de viver um amor que valha a pena, que agite suas células e faça seu coração tremer. Se já tem um, invista nele como nunca fez antes. Aja como um apaixonado e transforme pequenas ocasiões em cenas dignas de Hollywood. No seu trabalho, comporte-se como mestre e senhor de suas funções e faça a diferença. Você não é apenas mais um. Você é um único, exemplar exclusivo na humanidade!

E acredite você ou não, as portas da festa da vida irão se abrir, os anfitriões irão te receber com pompas, os garçons irão te servir à vontade e a música vai rolar o tempo todo. Cabe somente a você a decisão de ficar apenas olhando ou, finalmente, fazer como manda muito bem a canção de “As Frenéticas”: “Abra suas asas, solte suas feras, caia na gandaia, entre nessa festa!” até descobrir, com todos os poros de seu corpo, que sorrir, amar, viver e ser feliz é muito mais uma questão de escolha individual do que de condições externas!

Rosana Braga

terça-feira, 5 de outubro de 2010

A ingratidão e a traição são filhas do egoísmo e o egoísta topará mais tarde com corações insensíveis,como o seu próprio o foi

"A MAIOR COVARDIA DE UM HOMEM É DESPERTAR O AMOR DE UMA MULHER, SEM TER A INTENÇÃO DE AMÁ-LA" BOB MARLEY
Não permita que ninguém faça de você uma opção para melhorar sua  vidinha mais ou menos! Que desfrute de tudo que você tem de melhor e em troca não dê quase nada. Que lhe faça de tapete até gastar tudo e trocar por um tapete novinho. A carência afetiva, a infelicidade no amor, torna a mulher sensível, alvo fácil para homens insensíveis e de coração gelado! Ele vem manso e suave como uma brisa e acorrenta o core de mulheres frágeis como uma florzinha!O tempo passa e ela se encanta com um gentleman atencioso, que a cobre de elogios, de voz suave, mãos macias, beijo arrebatador... Ligações constantes pelo celular, conta tudo que faz, onde está, fotografa um fusca cor de rosa e envia por mensagem multimídia, envia torpedos de bom dia, florzinha! Boa noite, florzinha! Um dos torpedos diz: você é uma luz na minha vidinha mais ou menos! Que mulher não se derreteria? Essa já foi fisgada pela seta do cupido! Ela se apaixonou mas ele não. Pra ele ela era a muleta que o ajudava a manter um casamento de fachada, a luta de vários empregos. Ela era a alegria escandalosa e exuberante que ele admirava, inteligente, culta, bem-humorada, generosa, capaz de ir com ele fazer endoscopia e apoiá-lo grogue, até o carro, apesar da estúpida diferença de tamanho entre os dois.Ela era útil, afinal estava sempre disponível para atender ao menor desejo dele. Bastava uma ligação ou um torpedo pra que largasse tudo e corresse ao encontro dele.  Sempre preocupada com a saúde dele, com as despesas, com o trabalho, enfim, com tudo que se referisse a ele!Muito cômodo pra ele uma tola assim. Mas a recíproca não era verdadeira. Ele só queria dividir com ela os problemas dele e as horas alegres, mas não queria ouvir os problemas dela, as inseguranças, as crises... ela só servia pra ouvir, apoiar, incentivar, passear, namorar, ensinar a dirigir, mimá-lo sem medida... Até que um dia... eis que surge das sombras outro alguém na vida dele. Uma novidade! Ele esquece tudo que viveu com ela, coloca um ponto final e manda que vire a página e siga a sua vida. Mas diz olhando em seus olhos que não existe outra pessoa (como você havia especulado, nas palavras dele), que diria se houvesse, e que ele precisa ficar sozinho para colocar a cabeça em ordem. Passa a desconfiar dela, troca senhas antes compartilhadas... Insensivelmente quer que ela apague o amor, os planos, os sonhos, os projetos de uma vida em comum, de uma casa grande com estúdio de música, espaço pra receber os amigos... Não entende que não é num passe de mágica que se tira alguém da vida e do core. Não entende a profunda tristeza, decepção, desilusão... Principalmente em caso de traição. É uma dor tão imensa quando vem da parte de alguém em quem se confia cegamente... de alguém por quem você daria a vida se preciso fosse... e o pior é o cara querer inverter as coisas, querer se fazer de vítima, exigir que você esqueça tudo num estalar de dedos e aceite passivamente que uma outra, que veio de lugar nenhum, o leve a ser desleal  como nunca foi, ocupe todo espaço no core dele e ele passe a não ter consideração alguma pela mulher que viveu exclusivamente pra ele durante tanto tempo... que a acuse de vingativa, cruel, má, por falar a verdade sobre tudo que houve, por não aceitar as mentiras e traições... como os homens não valem nada! Queria que dissesse: "que bom que o encanto por mim passou e você me traiu com uma mulherzinha horrorosa e vulgar, suburbana e baixo nível, e usou minha câmera pra fotografar o desfrute de vocês!!!Seja feliz com ela, parabéns!" Ainda se acha no direito de julgar seu sentimento, dizer que isso não é amor, que quem ama não tem mágoa, que quem odeia não sabe amar, que quem ama perdoa ... é brincadeira! É muito egoísmo e ainda diz que você só pensa na sua dor. E por acaso ele tem dor? Que nobreza de sentimento há em turvar a água que um dia matou sua sede? Mente, engana, dissimula, trai, troca um filé por osso e ainda se acha vítima. Age com vileza, baixeza e quer que você seja altruísta, que não sinta raiva, que torça pela felicidade dos dois. Quem nunca amou não tem o direito de julgar quem sabe amar. Não tem o direito de chamar de devoção, sentimento de posse, etc.  O amor finge que é cego pra não ver a realidade que não lhe agrada. Mas quando a verdade fria vem à tona não tem jeito. É preciso pisar no chão com toda firmeza, chorar tudo que tem direito, gritar, xingar, desabafar, escrever, exorcizar! Respira fundo... deixa passar o tempo... triste é que a cada dia você se "desapaixona" um pouco e enxerga melhor a pessoa antes amada sem limites... enxergando melhor, descobre que é apenas um ser humano como qualquer outro, com virtudes e defeitos, sujeito a erros e acertos ... o ídolo tem pés de barro. Será que um dia ao menos poderão ser amigos?
"Nunca toque numa vida, se não pretende romper um coração. 
Nunca olhe nos olhos de alguém, se não quiser vê-lo derramar  lágrimas por causa de ti. 
A COISA MAIS CRUEL QUE ALGUÉM PODE FAZER É PERMITIR QUE ALGUÉM SE APAIXONE POR VOCÊ, QUANDO VOCÊ NÃO PRETENDE FAZER O MESMO."
"O amor é feito capim mas veja que absurdo
A gente planta, ele cresce aí vem uma vaca
e acaba tudo..."

                                                              BETE MEIRA

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Amar enganado

"Dentre todas as dores de amar, ou do amor
Não considero a dor do amor não correspondido
A mais triste de se aturar
Mas a dor de se amar enganado
De se dar e ter por merecedor alguém que 
Jamais valeria tanto sofrer
Tantas lágrimas,tanto amor...
O amor enganado é aquele que não volta
Que não se conquista mais o que foi almejado
E nem irá se colher o fruto do que tanto labutou
Apenas foi mal empregado,como uma propriedade mal adquirida
Porém sem o direito de tê-la
O amor enganado é a certeza de que se perdeu tempo,
se perdeu valores
Se perdeu amores por alguém que não era digno
Que não valia o valor então estimado
O amor enganado é juras sem consequências
Ou melhor com apenas uma consequência
O abismo do vazio
É sentimento sem essência
E amor sem verdade,blasfêmia...
O amor enganado é pior que a dor do amor rejeitado
Porque o amor de quem nos rejeitou nunca o tivemos
Apenas gostamos sozinhos, apenas sonhamos...
O amor enganado é aquele que por muito tempo pensamos possuir
Porém jamais se tornaria aquilo que pensávamos
A dor do amor enganado não tem explicação
A entrega que de nada valeu
Os sonhos que eram só seus e achava que de fato
Se sonhava a dois...
O que no passado era o mel dos teus lábios
E hoje caindo em teu estômago
Se torna o fel de tua alma
Juntamente com a dor do futuro frustrado
Que dói não por saber que não irá chegar
Mas dói por saber que jamais iria existir
O amor enganado é o mais egoísta
Pois além de não nos desejar
Também não nos liberta para amar...

Sempre usei palavras para exprimir sentimentos,
Mas nunca usei de falsos sentimentos para descrever palavras... "

domingo, 3 de outubro de 2010

Vivendo e aprendendo


Estou aprendendo... 
Que AMORES ETERNOS podem acabar em uma noite.Que grandes amigos podem se tornar ferrenhos inimigos.Que o amor,sozinho,não tem a força que imaginei. Que ouvir os outros é o melhor remedio e o pior veneno.Que a gente nunca conhece uma pessoa de verdade, afinal gastamos uma vida inteira para conhecer a nós mesmos.Que a confiança não é questão de luxo, e sim de sobrevivência. Que os poucos amigos que te apoiam na queda, são muito mais fortes do que os muitos que te empurram.Que o "nunca mais" nunca se cumpre, que o "para sempre" sempre acaba, que ainda não inventaram nada melhor do que colo de mãe desde que o mundo é mundo.Que vou sempre me surpreender, seja com os outros ou comigo.Que vou cair e levantar milhões de vezes... e ainda não vou ter aprendido tudo!... ! 
Então é só ter paciência... e esperar... que o que é nosso ta guardado.

"Se Deus não me deu tudo que eu mais queria, é porque ele tem coisa muito melhor para mim."

Antes de votar, vale lembrar essa antiga canção




Como será o futuro
Do nosso país?
Surge a pergunta no olhar
E na alma do povo
Cada vez mais cresce a fome
Nas ruas, nos morros
Cada vez menos dinheiro
Pra sobreviver
Onde andará a justiça
Outrora perdida?
Some a resposta na voz
E na vez de quem manda
Homens com tanto poder
E nenhum coração
Gente que compra e que vende
A moral da nação
Brasil olha pra cima
Existe uma chance
De ser novamente feliz
Brasil há uma esperança!
Volta teus olhos pra Deus,
Justo Juiz!
Como será o futuro
Do nosso país?

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Tirei meu coração das suas mãos


Hoje decidi... não mais viver em vão,
Não quero mais meus olhos molhados,
Tantos sorrisos mentirosos, fingidos...
Revoltas e gritos de dor acorrentados.

Meu coração não mais estará em
Suas mãos... ferido... maltratado...
Perdido em sonhos e quimeras...
Por dúvidas e incertezas abrasado.

Decidi deixá-lo livre, caminhar...
Percorrer as esquinas da vida...
Voar pelo céu, quebrar o cadeado,
Abandonar de vez a sobrevida...


Tirei meu coração das suas mãos,
Ele está enfermo é bem verdade...
Mas ficará curado dessa doença,
Terrivelmente desumana e grave...

Meu coração já não é seu, não lhe
Pertence, não tem mais dono...
Não mais viverá descompassado,
Agitado, nem me fará perder o sono...

Tirei meu coração das suas mãos,
Não aceito mais nenhum ladrão!