quinta-feira, 17 de abril de 2008

Dicas de pronúncia

Qual é a pronúncia?

circúito
circuíto
gratúito
gratuíto
É claro que os acentos nos exemplos acima não existem, tendo sido colocados apenas para enfatizar a pronúncia. E é justamente a forma de pronunciar determinadas palavras que muitas vezes nos deixa atordoados.
É normal que, quando nos ensinam que não é correto dizer "circuíto" e gratuíto", fiquemos com certa dúvida. Afinal, é muito comum ouvirmos essas palavras pronunciadas assim, com ênfase na letra "i".
Para os gramáticos, devemos sempre respeitar a pronúncia culta. Para respeitar essa pronúncia, lembre-se de uma dica muito simples: pronuncie as palavras acima seguindo o exemplo de "muito". Ninguém fala "muíto", não é mesmo?
E as palavras "fluido" e "fluído"? Nesse caso a história é outra porque as duas palavras existem e têm significados diferentes. "Fluido" é, por exemplo, a substância que utilizamos nos freios dos automóveis. E "fluído" é particípio do verbo "fluir".
fluido = substantivo (corpo líquido ou gasoso que adquire a forma do recipiente em que está)

fluído = particípio do verbo "fluir" (correr em abundância, manar)
Vamos à pronúncia de outra palavra. Observe o trecho da canção "Não serve pra mim", um antigo sucesso de Roberto Carlos regravado pelo grupo Ira:
... Não quero mais seu amor,

não pense que eu sou ruim.
Vou procurar outro alguém
você não serve pra mim...
O pessoal do Ira pronuncia a palavra "ruim" com ênfase no "i". E é isso mesmo. São duas sílabas: ru-im. E essas sílabas formam um hiato.
Portanto nunca chame uma coisa ruim de "rúim" porque nesse caso ela pode ficar pior!


Pronúncia correta"látex" ou "latéx"?

Algumas vezes até conhecemos a palavra, mas a empregamos de um determinado modo enquanto o dicionário recomenda outro uso. Vamos a mais um exemplo, o trecho final de uma propaganda feita pelo humorista Jô Soares:
Ninguém discute a liderança da tinta látex Suvinil.
No comercial, o apresentador diz "látex", e a pronúncia está correta, embora quase todos digam "latéx". E como "látex" lembra pintar paredes... e paredes lembram apartamento... pensamos logo em "dúplex" e também em "tríplex". A maioria das pessoas pronuncia "dupléx" e "tripléx".
Quem tem razão, afinal? Oficialmente, têm razão os dicionários. Eles ensinam que "quiçá" quer dizer "talvez" e que a pronúncia correta dos termos acima é "látex", dúplex" e "tríplex".


Sons do "x"

"Chato" é com "x" ou "ch"? Claro, é com "ch", essa todo mundo sabe. E "lixo"? Com "x", sem dúvida, todo mundo sabe disso também. Mas, nessas duas palavras, o "ch" e o "x" têm som de quê? De "x", oras. Afinal, o nome da letra é "xis". Assim, em "chato", as letras "c" e "h" é que, juntas, têm som de "x". Mas será que a letra "x" tem sempre som de "x"? Nem sempre. Vejamos alguns casos, como o de "máximo". Nessa palavra, o "x" tem som de "ss" (dois esses), como se tivesse sido escrita com "ss": "mássimo".
Agora observe este trecho da canção "Casa", gravada por Lulu Santos:
... Depois era um vício

uma intoxicação
me corroendo as veias
me arrasando pelo chão.
Mas sempre tinha a cama pronta
e rango no fogão...
O "x" de "intoxicação" deve ser pronunciado como se fosse um "c" e um "s" juntos. Ou, como no alfabeto fonético, um /k/ e um /s/ juntos, formando o encontro consonantal /ks/. A palavra "intoxicação" deve, portanto, ser pronunciada como "intoksicação".
Vamos a mais um exemplo, tomado à canção "Pense dance", gravada pelo Barão Vermelho:
Penso como vai minha vida

alimento todos os desejos
exorcizo as minhas fantasias
todo mundo tem um pouco de medo da vida...
Você notou o uso do verbo "exorcizar". É até uma palavra difícil de pronunciar. O "x" nessa palavra tem o mesmo som que nas palavras "exame" e "êxodo", por exemplo. Nesse caso, o "x" aparece com som de "z".
E há ainda mais um caso de som possível que a letra "x" pode indicar: em palavras como "excesso", em que o "x" é seguido de "c", o som é um só, como se fosse "ss" (dois esses). Ou seja, foneticamente, "x" e "c" juntos produzem um som só, são um "dígrafo".
Em suma, vimos cinco tipos de som que o "x" pode apontar:
lixo - som de "x"máximo - som de "ss"intoxicação - som de "ks"exorcizar - som de "z"excesso - som de "ss"


PASQUALE CIPRO NETO

DICAS DE PORTUGUÊS

"Se não" e "senão"
Qual é a forma correta: "se não" ou "senão"? Essa dúvida foi enviada, por e-mail, pela telespectadora Mirian Keller.
Para explicar isso, vamos observar um trecho da canção "Nos Lençóis desse Reggae", de Zélia Duncan:
Nos lençóis desse reggae passagem pra Marrakesh dono do impulso que empurra o coração e o coração, pra vida.Não me negue, só me reggae só me esfregue quando eu pedir e eu peço sim senão pode ferir o dia todo cinza que eu trouxe pra nós dois...
Esse "senão" que Zélia usou na letra deve ser escrito numa palavra só. Ele significa "do contrário" ou "caso contrário".
senão = do contrário / caso contrário
Exemplo:
Faça isso, senão haverá problemas.

Faça isso, do contrário haverá problemas.
Faça isso, caso contrário haverá problemas.

Já a combinação das palavras "se" e "não" tem outro significado. "Se" é uma conjunção condicional, isto é, uma conjunção que indica condição.
Se não chover, irei à sua casa.

Caso não chova, irei à sua casa.
Nesse caso, a dica é simples: substitua mentalmente o "se não" por "caso não". Se for o sentido desejado, escreva "se" e "não" separadamente.


Diferença entre "mal" e "mau"
Numa de suas provas, a FUVEST, que faz o vestibular da USP, Universidade de São Paulo, pediu aos alunos que escrevessem três frases com a palavra "mal". Mas era necessário usar os três valores gramaticais da palavra "mal". Todo mundo se lembra imediatamente de dois desses valores. "Mal" pode ser advérbio, como ocorre na frase:
Aquele jogador joga mal
em que "mal" designa o modo como alguém joga."Mal" também pode ser substantivo:
Nunca pratique o mal; pratique sempre o bem.
E o terceiro valor gramatical da palavra "mal"? É o de conjunção indicativa de tempo e equivalendo a "logo que", "assim que", "imediatamente depois que":
Assim que você saiu Logo que você saiu Mal você saiu, ela chegou
Esse "mal" se escreve com "l" e é conjunção. Outra dúvida em relação a essa palavrinha diz respeito a sua grafia. Isso ocorre porque também existe "mau", com "u". Para resolver essa questão, há uma dica muito útil: "mau" com "u" se opõe a "bom"; "mal" com "l" se opõe a "bem".
Fulano joga bem.

Fulano joga mal.
Fulano é bom jogador.

Fulano é mau jogador.
Caso você esqueça quem é o contrário de quem, coloque em ordem alfabética: "mal" vem antes de "mau" e "bem" vem antes de "bom".

Pronto: está resolvido o assunto.

"Televisão em cores" ou "televisão a cores"?
Qual a forma certa: "televisão em cores" ou "televisão a cores"? Essa pergunta é muito freqüente.
A televisão é em preto-e-branco.A televisão é em cores.
Isso é indiscutível. Há um ou outro autor que argumentam que "a cores" se impõe pelo uso. Se você não quiser gerar discussão, opte por televisão "em cores", forma absolutamente correta.
O filme é em preto-e-branco.

O filme é em italiano.
O filme é em preto-e-branco.
O filme é em cores.
Lembremos que, se fosse aceita a forma "a cores", jamais esse "a" poderia receber acento indicador de crase porque "cores" está no plural e, portanto, o "a" é tão-somente preposição, e não preposição acompanhada de artigo. Seja como for, a expressão considerada pela quase totalidade dos gramáticos é "televisão em cores".


Uso do "por que"
Vejamos um trecho da canção "Pedacinhos", de Guilherme Arantes:
Pra que tornar as coisas tão sombrias na hora de partir?Por que não se abrir?Se o que vale é o sentimento e não palavras quase sempre traiçoeiras e é bobeira se enganar.
Nessa canção, Arantes usa a frase "Por que não se abrir?". Esse "por que" é separadíssimo! Toda vez que for possível substituir o "por que" por "por qual razão" ou "por que razão", ele deve ser escrito separado:
por que não se abrirpor qual razão não se abrir
Observe este trecho da canção "Coisa Mais Linda", de Carlos Lyra:
... Coisa mais lindaé você assim justinho você - eu juro -eu não sei por que você não me quer mais...
"Eu não sei por que você não me quer mais" equivale a dizer "eu não sei por qual razão você não me quer mais". Sempre que a troca for possível, escreva "por que" separado.


"No telefone" ou "ao telefone"?
"Estar no telefone" ou "estar ao telefone": qual a forma correta? Na verdade, não há consenso em relação a isso.Por surpreendente que possa ser, um gramático tido como conservador, Napoleão Mendes de Almeida, defende a tese de que o correto é "estar no telefone", exatamente a forma consagrada no dia-a-dia no Brasil. Argumenta ele que seria galicismo, francesismo, dizer "ao telefone".Napoleão, de certa forma, é uma voz mais ou menos isolada. A maioria dos autores afirma que a preposição exigida é a preposição "a", pois esta indica proximidade. É o que ocorre em exemplos como os seguintes:
Falou ao telefone

Sentou-se à mesa
A construção "estar ao telefone" causa menos polêmica do que "estar no telefone". Ainda que o uso cotidiano seja inegavelmente "estar no telefone".


PASQUALE CIPRO NETO

domingo, 6 de abril de 2008

VAMOS REPENSAR OS CASAMENTOS

Casamentos felizes fazem bem para a pressão arterial, diz estudo
Os casamentos felizes fazem bem até para a pressão arterial, segundo um novo estudo científico publicado em 20/03/08 e que indica também que um casamento com problemas pode ser pior para a saúde do que as agruras da vida de solteiro.

As afirmações fazem parte de um estudo elaborado pela professora Julianne Holt-Lunstad, da Universidade Bringham Young, em Utah (Estados Unidos), e publicado pela revista Annals of Behavioral Medicine.
O estudo indica que os casados, tanto homens como mulheres, têm uma média de quatro pontos de pressão a menos que adultos solteiros. Aponta também que a pressão sanguínea entre os que estão muito bem casados cai mais durante a noite que no caso dos solteiros.
Isso é importante, já que está comprovado que as pessoas cuja pressão arterial permanece alta durante a noite têm mais possibilidades de sofrer acidentes cardiovasculares.
No entanto, o estudo indica que os casados que têm problemas em suas uniões têm uma média de tensão mais elevada que as dos solteiros, algo que é uma novidade, já que estudos anteriores indicaram que estar casado era sempre melhor para a pressão arterial que ser solteiro.
O estudo analisou 204 pessoas casadas e 99 solteiros adultos. Os participantes levaram dispositivos para medir a pressão arterial dia e noite e responderam a questionários sobre sua vida e seu estado civil.

PRÊMIO VIVALEITURA 2008

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Vivaleitura 2008, iniciativa que estimula e reconhece as melhores experiências relacionadas à leitura. Em sua terceira edição, o prêmio vai receber projetos de escolas e bibliotecas públicas, privadas e comunitárias, ONGs, pessoas físicas, universidades, faculdades e instituições sociais. O vencedor de cada categoria receberá um prêmio de R$ 30 mil. Uma menção honrosa será atribuída a projetos de empresas públicas e privadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 8 de julho.


A mobilização pró-leitura continua. Depois do Ano Ibero-americano da Leitura comemorado em 2005, foi criadoo Prêmio Vivaleitura, com o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências quepromovam a leitura.

Iniciativa do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cultura (MinC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o prêmio tem realização e o patrocínio da Fundação Santillana, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O Prêmio Vivaleitura faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
Serão premiados trabalhos nas categorias “Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias”, “Escolas Públicas e Privadas” e “ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais", que desenvolvam trabalhos na área de leitura. A comissão julgadora vai levar em conta a originalidade do trabalho, o impacto na construção da cidadania, os recursos utilizados, a pertinência e a abrangência da ação na comunidade, a duração e os resultados alcançados, entre outros critérios. Em cada categoria, os vencedores receberão um prêmio de R$ 30 mil.
Na categoria Sociedade, haverá a distinção da Menção Honrosa a ser atribuída a projetos de empresas com foco no tema “formação de mediadores de leitura”. A distinção abrange programas e projetos de apoio, promoção e patrocínio, na área de leitura, desenvolvidas por empresas, públicas ou privadas. O projeto que se destacar por sua abrangência, permanência confirmada e alta relevância será considerado merecedor da Menção Honrosa.

MAIS INFORMAÇÕES: www.premiovivaleitura.org.br

PRESTIGIANDO A POESIA PERNAMBUCANA

O Tempo

O tempo voa,
Como voam os dias
Da nossa existência.
Vão-se as fantasias,
Os sonhos à-toa,
Do corpo a potência.

O tempo é um rio
De incerto destino,
Que nunca retorna
Para onde nasceu.
É o repicar dum macabro sino
A anunciar que alguém morreu.
Lutar contra o tempo

É batalha vã,
Desvairado intento,
Insano afã.
É seguir remando

Contra o bravo vento,
Para fugir da noite
Que não tem manhã.

*Josué Batista, professor, jornalista e poeta pernambucano, autor do livro “Vozes da Razão. Poemas”